30/10/2013 14h24 - Atualizado em 18/08/2015 14h10

Governo do ES investe na reabilitação da malha viária urbana de 77 ruas na Serra

O Governo do Espírito Santo vai investir na recuperação de 77 ruas nos bairros Serra Dourada I e III, no município da Serra, oferecendo mais trafegabilidade, conforto e segurança aos usuários. Nessa terça-feira (29) foi dada a ordem de serviço para o início das obras, firmadas em convênio entre a Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura. O investimento total para execução da intervenção alcança os R$ 5.052.419,88, exclusivos do Governo do Estado. Uma extensão de 16,11 km de vias será reabilitada. Além do governador, Renato Casagrande, estiveram no evento o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, o prefeito do município Audifax Barcellos, deputados e outras autoridades.

O governador Renato Casagrande salientou o crescimento do município e a necessidade de investimentos na região. “A indústria do aço, o grande crescimento da construção civil e do comércio, além do setor de serviços contribuíram, juntos, para que a Serra se destacasse com grande desenvolvimento econômico ampliando seu papel na economia do país. Para que a cidade continue crescendo é preciso conciliar este desenvolvimento com melhorias na infraestrutura urbana, na mobilidade, atraindo mais microempresas e oportunizando a qualificação de mais mão de obra. Isso tudo gera renda, emprego e faz com que as pessoas trabalhem e consumam no município. Um município precisa ser preparado e dotado de infraestrutura urbana para continuar crescendo", afirmou o Governador.

O Governo tem investido em infraestrutura e mobilidade urbana buscando gerar mais oportunidade de desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida do capixaba, afirma o secretário da Sedurb, Iranilson Casado. “As 77 ruas que serão pavimentadas na Serra, vão mudar e para muito melhor a vida de muitas famílias, oportunizando mais desenvolvimento, o acesso à saúde e atividades diárias das comunidades beneficiadas. Este investimento vem complementar outras obras em andamento na região, como a pavimentação e restauração asfáltica da Grande Laranjeiras, com investimento total de R$ 46.033.444,58 sendo R$ 42.192.677,79 investimentos do Governo do Estado”, pontua o secretário.

O convênio visa estabelecer uma política de desenvolvimento urbano e tem por objetivo dotar a malha viária de melhores condições de trafegabilidade, conforto e segurança aos usuários. As obras de drenagem e pavimentação serão realizadas nas seguintes vias: Ametista, Angelim, Ardósia, Arueira, Berilo, Blenda, Buriti, Calcedônia, Canela, Caviúna, Cedro, Cerejeira, Cobalto, Cora, Cristal, Diamante, Esmeralda, Flamboyant, Galena, Garibú, Granada, Jacarandá, Jatobá, Mercúrio, Níquel, Nogueira, Opala, Pérola, Platona, Pororoca, Prata, Rubí, Salgueiro, Sândalo, Sucupira, Tamboril, Titâneo, Topázio, Turmalina, Uburana e Vinhático. As avenidas Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória também receberão as intervenções no bairro Serra Dourada I.

No bairro Serra Dourada III as seguintes ruas serão contempladas: Acauã, Araponga, Arara, Beija-flor, Carcará, Cardial, Cisney, Colibri, Condor, Fênix, Gaivota, Garça, Graúna Ibes, Irerê, Jaburu, Jaçana, Jaó, Japin, Juriti, Juruva, Marabá, Mutun, Parari, Pardal, Paturi, Pelicano, Rouxinol, Sabiá, Saí, Saíra, Siriri, Tacha, Tangará, Tiê, Tiriva e Uirapurú. Ao todo serão 77 ruas reabilitadas, levando mobilidade e qualidade de vida as pessoas que transitam diariamente pela região.

Outros investimentos na região

No município ainda estão em andamento as obras de pavimentação e restauração asfáltica do bairro Laranjeiras, com investimento total de R$ 46.033.444,58 sendo R$ 42.192.677,79 investimentos do Governo do Estado e a diferença contrapartida municipal. No total 121.224,00 m² de vias estão sendo trabalhadas. Os investimentos em infraestrutura urbana no município já alcançam R$ 76.935.291,58 sendo R$ 73.094.524,79 exclusivos do Governo do Estado.

Rua Nova

O “Programa Rua Nova” do Governo do Estado, executado pela Sedurb em parceria com os municípios atende as intervenções ligadas à pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos.

Além da melhoria na trafegabilidade, o “Programa Rua Nova” transforma de maneira significativa a vida de famílias das regiões que ainda não contam com os serviços de drenagem e pavimentação e têm de lidar constantemente com alagamentos e inundações, poeira e dificuldade de acesso às suas residências, ao comércio ou ao trabalho.