21/10/2013 05h50 - Atualizado em 18/08/2015 14h10

Governo do ES investe na recuperação da orla central em Piúma

Uma das cidades mais procuradas por turistas no litoral Sul capixaba recebeu do Governo do Estado, na tarde desta sexta-feira (18), importantes investimentos na área de infraestrutura. O governador Renato Casagrande assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura para execução de serviços de aterro hidráulico na orla central. Também participaram do evento o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, o prefeito Samuel Zuqui,entre outras autoridades, além de moradores.

O valor do Termo de Cooperação Técnica assinado por meio da Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), é de R$ 628.770,00, e disponibiliza 10.700 horas máquinas para a realização dos serviços. As obras vão beneficiar 18.123 moradores da região, além de turistas.

“Viemos hoje aqui reforçar o compromisso do Governo do Estado com o município e com o povo desta região. Piúma sempre foi considerado cartão postal do Estado pelas belas praias e por atrair turistas de todo o Brasil, principalmente nos períodos de verão. Com mais esta ação queremos fomentar o turismo e a economia local proporcionando condições de trabalho e desenvolvimento para população, que fica prejudicada pela erosão da orla. O Governo vai ajudar a mudar este panorama começando por esta ação emergencial, seguido da realização do ‘engordamento’ da praia, que dará base para urbanização de toda a orla do município,” afirma o governador Renato Casagrande.

O Governo do Espírito Santo atende, com isso, a um decreto emergencial publicado pela Prefeitura Municipal devido aos processos erosivos provocados pela maré na orla central de Piúma. A erosão provocou danos a calçadas e vias causando também risco à população, além de consequências econômicos ao município em função do afastamento de turistas. A execução do aterro hidráulico como medida emergencial atenuará temporariamente os efeitos da erosão no local.

Para o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, esta ação é de extrema importância. “O processo de erosão coloca em risco a população do município, além de afetar a economia da região. Piúma é uma das praias mais procuradas por turistas principalmente na época do verão, mas com a erosão muitos turistas procuraram outras praias causando prejuízos à maioria do comércio local. Esta ação emergencial é apenas o início de outros investimentos do Governo do Estado no município”, afirma Casado.

Obra emergencial

O aterro deverá ser executado em uma extensão de 900 metros de praia, com 5 metros de extensão, e um volume estimado de 40.000m³. O material a ser utilizado para execução do aterro será proveniente de areal licenciado e não ocorrerá atividade de dragagem na área de intervenção. As obras serão iniciadas após a assinatura do Termo de Cooperação técnica e deverão ser concluídas ainda este ano.

‘Engordamento’ da praia

Outra intervenção que deve ocorrer antes da urbanização da orla é o aterro hidráulico (engordamento da praia), que vai aumentar a faixa de areia e evitar a erosão da Praia Central. “Este projeto inclusive ficará a cargo do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES), que está contratando estudo de impacto ambiental referente ao projeto”, pontua Iranilson Casado.

Urbanização da orla

O Governo do Estado abriu edital para contratação de empresa de engenharia especializada em arquitetura e urbanismo, que será responsável pela execução do projeto das obras de reurbanização da orla de Piúma. De acordo com o edital a empresa a ser contratada terá um prazo de seis meses para apresentação do projeto, que após analisado e aprovado, poderá ser executado pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O secretário Iranilson Casado afirma que a urbanização da orla vai beneficiar turistas e moradores, além de proporcionar maior desenvolvimento econômico para região. “O Governo do Estado tem o compromisso de levar crescimento equilibrado a todas as regiões, inclusive para Piúma que tem uma orla referência para o turismo estadual,” pontua.

Casado afirma, ainda, que a realização das obras será a consolidação de mais um eixo de desenvolvimento para a Região Sul. “Serão obras complementares que vão valorizar de forma incontestável este eixo econômico, assim como a revitalização da orla de Marataízes que segue paralelo, a pavimentação do Balneário de Pontal de Ipiranga, em Linhares, e ainda estamos realizando estudos para implantar também uma revitalização no Balneário de Guriri, em São Mateus”, complementa Casado.

Informações à imprensa:
Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES