13/09/2013 08h12 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Governo do ES investe na revitalização da orla de Marataízes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), abriu edital para contratação de empresa de engenharia especializada em arquitetura e urbanismo para a prestação de serviços de elaboração de projetos executivos para a revitalização da orla no município de Marataízes, no Litoral Sul do Estado. De acordo com o edital, a empresa a ser contratada terá um prazo de seis meses para apresentação do projeto que, após analisado e aprovado, poderá ser executado pela Sedurb.

Durante reunião realizada na última semana foi reafirmado o compromisso para com o município, visando beneficiar toda a população, investindo no turismo e no desenvolvimento econômico da região. Estiveram presentes o prefeito em exercício, Robertino Batista da Silva, os secretários municipais de Planejamento, Sandro Faria, e de Turismo, Moacir dos Santos Filho, de Serviços Urbanos, Jorge Távora, além do secretário da Sedurb, Iranilson Casado.

De acordo com Secretário Iranilson Casado, além da reurbanização da orla que deve contar com calçadão, quiosques, banheiros e paisagismos, o projeto ainda prevê a inclusão da construção de uma marina, um lugar para guardaria e atracagem de embarcações. O projeto é uma resposta às necessidades da comunidade, pois a região sofre com danos causados pelo avanço do mar em períodos de cheias.

“É compromisso do Governo do Estado levar crescimento equilibrado a todas as regiões e a orla de Marataízes necessita de uma estrutura adequada que comporte o atendimento a moradores e turistas. Esta urbanização proporcionará maior desenvolvimento econômico e ampliará a expectativa de consolidação de mais um eixo de desenvolvimento para região Sul", pontua Casado.

O secretário afirma ainda que serão obras complementares que vão valorizar de forma incontestável este eixo econômico, assim como a revitalização da orla de Piúma e a reurbanização do Balneário de Pontal de Ipiranga, em Linhares. Estudos também estão sendo realizados para implantar uma revitalização no Balneário de Guriri, em São Mateus, segundo informações do secretário.

O prefeito em exercício, Robertino Batista, ressaltou a importância de tornar Marataízes uma das várias opções turísticas do Estado do Espírito Santo. Ainda segundo Robertino, o investimento na revitalização da orla ocasionará o desenvolvimento econômico na região.

“O nosso objetivo é consolidar Marataízes como destino turístico em todo o cenário nacional e, consequentemente, fomentar o setor turístico e a economia sustentável de todo o município”, frisou Robertino.

Fase de Contratação

A obra já entrou em fase de contratação de projeto e o Governo pode vir a executar a obra por meio da SEDURB, que trabalha de forma integrada com a Secretaria Estadual de Turismo.

De acordo com o edital, a empresa contratada terá um prazo de seis meses para elaboração do projeto. O prazo começa a contar a partir do momento de abertura dos envelopes, ou seja, com o projeto analisado e aprovado terá início a 2ª etapa de definição de quem realizará a obra, havendo possibilidade de definição ainda no ano de 2014. Tendo a aprovação do projeto como ponto de partida, a previsão é que as obras sejam iniciadas em 2014.

Informações a imprensa:
Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES