11/09/2013 10h46 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Governo do ES investe R$ 28 milhões em obras em Cariacica

O Governo do Espírito Santo tem firmado parceria com as prefeituras para a realização de obras de drenagem, pavimentação e recapeamento asfáltico de vias urbanas na Grande Vitória. O município de Cariacica é uma das regiões contempladas, com recursos estaduais da ordem de R$ 28 milhões em convênios que totalizam R$ 30.012.113,06, sendo a diferença contrapartida da administração municipal. As obras beneficiarão 35 bairros.

As obras de drenagem e pavimentação serão executadas em 158 ruas, totalizando uma área de 31.856 m² de extensão, levando mobilidade e qualidade de vida a mais de 4.000 mil pessoas que transitam diariamente pelas vias.
Todas as vias que receberão as intervenções fazem parte da rota de acesso aos serviços públicos oferecidos em cada uma dessas comunidades. Os bairros atendidos estão localizados em zonas vulneráveis aos danos causados pelas enchentes que assolam os municípios capixabas nos períodos de chuva.

Os bairros beneficiados são: Flexal I, Flexal II, Porto Novo, Porto de Santana, Campo Verde, Santo Antônio, Nova Brasília, Nova Valverde, Oriente, Tucum, São Conrado, São Francisco, Vera Cruz, Alto Boa Vista, Morro da Companhia, Vista Mar, Bela Aurora, Bandeirantes, Jardim Botânico, Bela Vista, Nova Rosa da Penha, Nova Esperança, Caçaroca, São Geraldo II, Novo Brasil, Piranema, Novo Horizonte, Vale dos Reis, Vila Izabel, Maracanã, Campo Belo, Campina Grande, Santa Bárbara e Jardim Campo Grande.

O Governo tem investido em infraestrutura e mobilidade urbana, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, buscando melhorar a qualidade de vida e a capacidade de locomoção da população capixaba, afirma o secretário Iranilson Casado, da Sedurb. “As 158 ruas que serão pavimentadas em 35 bairros de Cariacica, vão mudar e para muito melhor a vida de muitas famílias, oportunizando o desenvolvimento, o acesso a escola, saúde e atividades diárias das comunidades beneficiadas”, disse ele.

No Bairro Nova Brasília hoje os buracos deram lugar ao asfalto e com faixas divididas conta a funcionária de uma padaria da região. “A mudança foi grande. Antes as ruas estavam todas esburacadas, a pavimentação com os blocos de concreto estava toda deteriorada, agora com o asfaltamento essa área ganhou uma nova paisagem, tem vindo mais clientes para a padaria, a nossa rua está até parecendo uma Avenida”, afirmou a funcionária Vanessa Kusqui.

Vanessa Kusqui à esquerda.

A mudança já se reflete na vida das pessoas, de acordo dona Maria Margarida Reis, 71 anos, que se diz muito satisfeita com as intervenções. “Hoje eu tenho ido muito mais à igreja, antes quase não saia de casa, era muito difícil para mim, que sou idosa, andar na rua cheia de buracos. Perdi a conta de quantas vezes eu cai por causa da pavimentação de antes”, afirmou Dona Maria.

Maria Margarida à direita.

Outros Investimentos na região

Além dos investimentos nesses 35 bairros, o Governo do Estado tem outras obras em andamento na região. Um convênio de mais de R$ 2 milhões firmado com o município por meio da Sedurb, leva obras de drenagem e pavimentação a mais dois bairros, atendendo dez ruas, totalizando 3.614,13 m² de ruas pavimentadas.

As áreas beneficiadas com as intervenções estão localizadas em aglomerados do Programa Estado Presente, atuando por meio do Programa ‘Rua Nova’, da Sedurb, responsável pela drenagem e pavimentação de vias em todas as microrregiões capixabas.

Região Metropolitana

Na Microrregião Metropolitana o Governo do Estado por meio da Sedurb já investiu aproximadamente de R$ 295 milhões em obras de drenagem, pavimentação, dragagem, desobstrução e limpeza de canais, revitalização e urbanização de bairros inteiros.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini