07/01/2013 12h18 - Atualizado em 18/08/2015 14h06

Governo do ES leva investimentos de R$ 1 milhão a Água Doce do Norte

O município de Água Doce do Norte, no Noroeste do Estado recebeu investimentos de R$ 1 milhão neste sábado (05). Foram inauguradas a pavimentação asfáltica de oito ruas, a Casa de Passagem do Menor, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes e a Escola Pluridocente de Ensino Fundamental João Nohia.

Participaram das inaugurações o governador em exercício Givaldo Vieira, o prefeito de Água Doce do Norte, Adilson da Saúde, a vice-prefeita, Betania Vasconcelos Oliveira, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Iranilson Casado, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fábio Nielsen, a secretária de educação da cidade, Leonora de Oliveira Nohia, vereadores e populares.

Escola Pluridocente de Ensino Fundamental João Nohia

Viabilizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a construção da Escola Pluridocente de Ensino Fundamental João Nohia vai beneficiar de 18 a 24 crianças com idade até 10 anos de idade da zona rural de Santa Cruz. Os recursos obtidos por meio do convênio somam R$ 141.025,06.

“Ao investir em educação, estamos investindo no futuro da criança. Pois ao conferir-lhe instrução, estamos contribuindo para vermos lá na frente um adulto digno, íntegro, honrado. Foi-se o tempo em que a garantia de futuro era deixar um pedaço de terra para o filho. Hoje, a melhor herança a se receber é a educação”, afirmou o governador em exercício, Givaldo Vieira.

Pavimentação asfáltica

Por meio de convênios com a prefeitura foram pavimentadas as ruas da Creche, Domingos Marculino, Iracy Marques, Alacy Costa, Joaquim Alves, João Batista, Padre Francisco e a Avenida Sebastião Coelho de Souza. Os investimentos somam R$ 617.041,75 de recursos do Tesouro Estadual. Foram pavimentados cerca de 34 mil m² de vias urbanas que estavam em estado de má conservação. Essas obras beneficiam diretamente 3.920 habitantes.

As intervenções foram necessárias pra melhorar o tráfego de pessoas que circulam diariamente pelo centro da cidade. A antiga pavimentação estava danificada, em alguns pontos mais críticos haviam bloquetes quebrados, causando trepidação nos veículos e dificuldades aos pedestres no período chuvoso. As melhorias têm reflexo também na saúde dos moradores, uma vez que ela evita as poças de água na época de chuvas, que podem gerar ovos do mosquito que transmitem a dengue.

Segundo o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, as obras vão levar mais segurança e qualidade de vida para motoristas e pedestres que trafegam pelas vias pavimentadas. “A Sedurb trabalha de forma incansável para levar infraestrutura urbana para todas as regiões do Espírito Santo conforme as diretrizes do governo Casagrande. Interiorizar os investimentos é oportunizar o desenvolvimento de forma ordenada”. Disse o secretário Iranilson.

Casa de Passagem do Menor

Com investimentos da ordem de R$ 193.078,61, a nova Casa de Passagem do Menor de Água Doce do Norte receberá as crianças e adolescentes em situação de risco pessoal (ou social), que serão assistidas por psicólogos, assistentes sociais e funcionários da saúde, que darão todo o suporte no período que elas precisarem e permanecerem na Casa. A prefeitura de Água Doce do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, assumirá a manutenção da Casa.

“Chama-se casa de Passagem porque o objetivo não é receber crianças e adolescentes para permanência constante na casa, mas sim para dar apoio temporariamente às que estão em situação de risco ou abandono, até a solução do caso”, disse o governador em exercício, Givaldo Vieira.

Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes

A proposta do novo espaço é substituir a antiga jornada ampliada no sistema de reforço, oferecendo proteção social especial, além das atividades extras, como aulas de esporte, música, lazer, leitura, dança, artes, coral etc., que auxiliarão no desenvolvimento, crescimento pessoal, social e humano, respeitando a singularidade e diversidade de cada adolescente. Foram investidos R$ 148.335,73 na construção do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria Carmem Tristão: 27-3636-1437 / 27-9729-3764 carmem.tristao@vice.es.gov.br Rhayan Esteves: 27-3636-1425 / 27-9706-1527 rhayan.esteves@gmail.com