06/09/2013 06h54 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Governo do ES pavimenta 9 km quadrados de ruas em Pinheiros

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), inaugurou nesta quinta-feira (05) obras de drenagem e pavimentação de ruas no Distrito de São João do Sobrado, no município de Pinheiros, na Microrregião Nordeste capixaba. A intervenção, que faz parte do programa Rua Nova, contemplou mais de nove quilômetros quadrados de pavimentação, com investimento total de R$ 695.471,39.

“O Governo do Estado está realizando o maior investimento da nossa história, e Pinheiros, assim como os demais municípios do Espírito Santo, está contemplado com diversas obras, programas e projetos, como o ‘Rua Nova’, que trouxe essa importante pavimentação para melhorar a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é levar o desenvolvimento a todas as Regiões, e não há desenvolvimento sem qualidade de vida. E vamos seguir nesta gestão fazendo sempre mais para quem mais precisa”, destacou o governador Renato Casagrande, que participou da solenidade.

Ruas novas

As obras, desenvolvidas por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), contemplam as ruas: Milton Cabral, Dos Pinhões, Ana Ataíde, Coqueiral, Antônio Andrade, Lourival Carvalho, Aurelina Lima, Dionísio Nogueira, Alfredo Sampaio e Arcelino Brito, localizadas no Distrito de São João do Sobrado. Foram beneficiados diretamente com as intervenções mais de mil pessoas.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado destacou que a obra representa mais segurança e qualidade de vida para os moradores de São João do Sobrado e também para motoristas e pedestres de outras regiões que circulam pelo distrito e por todo município de Pinheiros. “O Governo do Estado está fazendo um investimento histórico na área de infraestrutura urbana por todos os municípios capixabas. Nosso compromisso é que estes investimentos sejam feitos de forma responsável e equilibrada”, disse.

De acordo com o vereador e morador da região, Alberione Cordeiro de Carvalho, as obras trouxeram grande satisfação para os moradores. “Nossas ruas ficaram mais bonitas e limpas, pois antes era só poeira e lama. Agora houve até uma valorização dos imóveis e as pessoas passaram a ter mais orgulho do lugar onde moram”, frisou.

O prefeito do município, Antônio Carlos Machado, agradeceu ao Governo pela parceria. “Ver a população satisfeita e mais feliz é uma grande realização para qualquer gestor. Só temos a agradecer os investimentos e dizer para a população pinheirense que mais projetos e ações estão por vir”, destacou.

Outros investimentos

Localizado na Microrregião Nordeste capixaba, Pinheiros conta com mais de 23,8 mil habitantes e nos últimos dois anos o município vem recebendo importantes intervenções na área de mobilidade e infraestrutura urbana. A região já recebeu investimento superior à R$ 690 mil, em obras de pavimentação e drenagem de diversos bairros, contemplando uma área de 13.466,72 m².

Microrregião Nordeste

Garantir a mobilidade urbana, segurança e o bem estar da população capixaba são algumas das metas do Governo do Espírito Santo, que por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, vêm realizando obras em todos os municípios. Na Microrregião Nordeste foi investido mais de R$ 16,2 milhões nos últimos anos, para obras de drenagem e pavimentação, construção e reforma de praças, por meio dos programas Rua Nova e Bem Melhor.

As obras beneficiaram os municípios de Mucurici, Boa Esperança, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus.

Outras dez intervenções estão em andamento na região, com investimento total de R$ 9,9 milhões. Em Boa Esperança está em andamento a construção de quiosque na Praça Ronaldo Vieira, com investimento de R$ 98.596,50. Já em Ponto Belo estão em andamento seis intervenções, que vão desde a construção de praças até a pavimentação de importantes vias, como as ruas Cassimiro José de Abreu, Cajueiro, Mucurici, Miranda, Vitória e Jaime Santos Oliveira Junior, localizadas no distrito de Itamira.

Programa Rua Nova

O Rua Nova visa a execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não contam com tais serviços, de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos de chuvas e poeira. Nos últimos anos a Sedurb realizou investimento superior a 173 milhões para realizações de obras em todas as regiões do estado, levando mais mobilidade, qualidade de vida e segurança para a população capixaba.

Nossa Casa

Desde 2011, o programa Nossa Casa já beneficiou 2.068 famílias em vários municípios capixabas, com investimento de R$ 64,3 milhões. Na Microrregião Nordeste, 744 famílias se beneficiaram com a entrega de casas populares pelo programa, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb), em parceria com os municípios. A ação possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

Informações à Imprensa: Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES Priscila Contarini (27) 3636-5021/ 9645-4694 priscila.contarini@sedurb.es.gov.br Assessora de Imprensa Sedurb / Idurb-ES Glória Sarmento (27) 3636-5002/ 9697-4143 gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br