10/04/2014 05h10 - Atualizado em 18/08/2015 14h14

Governo do ES realiza audiência na Microrregião Sudoeste Serrana

Venda Nova do Imigrante, um dos municípios da Microrregião Sudoeste Serrana, recebeu nesta quinta-feira (10), a oitava audiência pública para a discussão do orçamento 2015. Além de Venda Nova, a microrregião abrange os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Laranja da Terra.

A audiência contou com a participação do governador Renato Casagrande, que prestou contas das ações do Governo em 2013, do que está sendo feito neste ano e ouviu sugestões para 2015.

O governador reforçou a importância da participação da população. “Essa é uma região de beleza característica, forte no turismo e na agricultura, e vocês, os moradores, podem usar esse momento da audiência para fortalecer ainda mais essas áreas, âncoras no processo de desenvolvimento local. Aproveitem a oportunidade de reivindicar suas necessidades”, reforçou Renato Casagrande.

Após a solenidade de abertura, seis grupos serão formados para a discussão dos temas: Gestão Pública e Educação Básica e Profissional; Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Integração Logística; Meio Ambiente e Desenvolvimento da Agricultura; Proteção Social, Turismo, Cultura e Esporte; Prevenção e Redução da Criminalidade; e Atenção Integral à Saúde.

Durante os debates, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) destacou a lgumas das entregas feitas na microrregião e que haviam sido pedidas em audiências anteriores. “Este é o momento de ouvir a população e também dos moradores da região nos ajudar a planejar o desenvolvimento e melhorias para os municípios”, ressaltou Casado.
Para Ana Paula Alves, de Afonso Cláudio, esse foi o momento das pessoas mostrarem as prioridades da microrregião. “A audiência é uma oportunidade de orientar a aplicação dos recursos, de a comunidade mostrar onde quer que o governo invista”.

A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da administração estadual, com a finalidade de informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões e demandas da população.

Orçamento

Com o resultado das audiências públicas será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.
As audiências serão realizadas ainda nos municípios de Marataízes e Vitória, e envolvem todos os 78 municípios capixabas.

Interatividade

Além das audiências presenciais, o Governo do Estado lançou o site www.orcamento.es.gov.br para permitir que a população sugira propostas para melhorias da sua região. Os interessados podem enviar novas sugestões ou opinar sobre alguma que já tenha sido postada no site.

Confira o cronograma das próximas audiências públicas:

Microrregião Litoral Sul: dia 15 de abril, 13h
Cidade sede: Marataízes. Abrangência: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.
Local: Escola Professor José Marcelino - Rua João Rodrigues Soares, s/nº, Barra de Itapemirim, Marataízes.
Microrregião Metropolitana: dia 24 de abril, 14h
Cidade sede: Vitória. Abrangência: Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha.
Local: Centro de Convenções de Vitória - Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória.

Espírito Santo Sem Lixão

Os moradores de Venda Nova do Imigrante também foram beneficiados com a entrega de um caminhão compactador para reforçar os serviços de coleta de lixo no município.

Para o prefeito do município, Dalton Perim, o equipamento irá contribuir para aumentar a oferta do serviço e também irá favorecer a economia do município. “Em nome do município, gostaria de agradecer ao governador Renato Casagrande e também toda a equipe da Sedurb por este grande investimento em nossa cidade”, frisou Dalton.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini