22/02/2013 12h38 - Atualizado em 18/08/2015 14h08

Governo do ES realizou 180 regularizações fundiárias em 2012

Oferecer à população capixaba qualidade de vida, assistência e moradia são alguns dos esforços do Governo do Estado do Espírito Santo. Por isso, em 2012 o governador Renato Casagrande, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizou a entrega de 180 escrituras de imóveis para moradores de baixa renda do município de Cariacica, pelo Programa de Regularização Fundiária - “Minha Escritura”.

Para a dona de casa, Cláudia da Silva Vasconcelos, a aquisição da escritura foi a realização de um sonho. “Com a escritura nas mãos ganhamos mais garantia, pois não precisamos mais ter medo de ter de sair de nossas casas de uma hora para outra. Hoje nossa comunidade está mais feliz e segura. Só temos a agradecer e zelar por nossos lares” comemorou Cláudia.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, explicou que as ações terão continuidade para beneficiar ainda mais famílias. “Esta ação representa mais segurança e propriedade dos moradores sobre o imóvel. Estamos trabalhando para proporcionar mais dignidade às famílias. Dentro das ações de Governo, o programa de Regularização Fundiária tem como objetivo ampliar o atendimento para todo o Espírito Santo, como forma de garantir mais cidadania e integrar em definitivo as pessoas ao local onde vivem”, frisou o secretário.

Para 2013, a meta do programa é beneficiar mais de 884 famílias com a entrega de documentos definitivos do imóvel que garantem legitimidade e segurança para os moradores.

Dona Ângela Maria Pereira Santos, outra beneficiada com o programa, conta que os documentos trouxeram mais tranquilidade para àqueles que tinham suas residências há anos, mas não possuíam escritura para comprovar a propriedade. “É a segurança que buscávamos e precisávamos. E esse sentimento de segurança e confiança não tem preço”, destacou Dona Ângela.

O gerente de Habitação e Regulação Fundiária, Luís Gonzaga Pimentel, ressaltou que com as escrituras nas mãos os moradores passam a obter benefícios, por exemplo, no comércio. “Além de contribuir para o crescimento e estabilidade das famílias, há também uma grande contribuição para o comércio local, pois certamente com o título de propriedade em mãos, a vida da família será mais bem estruturada com relação ao acesso facilitado a linhas de crédito. Ela pode investir também no crescimento do imóvel, já que agora será dona e não somente detentora da posse”, analisou Pimentel.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero
3636-5021 / 9645-4694
comunicasedurb@gmail.com/priscila.contarini@sedurb.es.gov.br
Funpage: SedurbES
Twitter: SedurbES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard