12/09/2011 05h18 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo do ES repassa R$ 5 milhões para urbanização e dragagem do bairro Nova Palestina, em Vitória

O governo do Estado assinou termo de compromisso com o município de Vitória, na noite desta quinta-feira (08), para a realização de obras de urbanização da orla e dragagem do canal do bairro Nova Palestina, na região da Grande São Pedro, em Vitória.

O evento contou com a participação do governador Renato Casagrande, do prefeito João Coser, do vice-prefeito Tião Barbosa, do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) Iranilson Casado, de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias, dentre elas, a sra. Néia, presidente do movimento moradores do bairro Nova Palestina.

A obra, orçada em R$ 5 milhões, vai beneficiar aproximadamente 20 mil moradores da região, nos bairros Nova Palestina, Redenção, Ilha das Caieiras e Santo André. Serão 5.850 metros de urbanização na orla e 4.215 metros cúbicos dragados no canal.

Com o recurso, o município de Vitória construirá novas áreas de convívio social, lazer e de prática de esportes. A orla da zona oeste de Vitória está sendo recuperada sob uma nova perspectiva urbana, integrada e de forma uniforme às outras áreas de orla da cidade.

“Esta é mais uma parceria importante com o município de Vitória, com o sentido claro de melhorar a qualidade de vida da população da região da Grande São Pedro, com incentivo ao lazer, ao esporte, ou seja, de levar mais dignidade aos cidadãos em uma área que já recebe atenção especial do Governo. A região está incluída no nosso programa Estado Presente, de redução da violência e, além da urbanização e dragagem já iniciados pela Prefeitura e que vamos concluir, teremos outras ações de inclusão, para dar alternativas de crescimento individual e de proteção às famílias”, destacou o governador Renato Casagrande.

Outras ações

O Governo do Estado, por meio da Sedurb investe ainda, em Vitória, R$ 30.749.034,63 de um total de R$ 33.256.418,32. Nesse valor, estão incluídas as obras do Parque Tancredão, localizado nas proximidades da Rodoviária e uma Estação Elevatória de Águas Pluviais.

O secretário Iranilson Casado enfatizou a relevância da parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, e reiterou que a Sedurb - por intermédio das obras que realiza, está cada vez mais presente nos municípios capixabas.

“As parcerias com os municípios têm sido uma constante e vem acontecendo em todo o Espírito Santo. O Governo está presente nas cidades, dando apoio às ações que visam a melhorar a qualidade de vida de todo o povo capixaba e, claro, não poderia ser diferente aqui na Capital, precisamente em Nova Palestina, onde realizaremos essa obra de fundamental importância para a região. Por fim, mais uma vez reforço que nosso compromisso é com a população, com o meio ambiente e com a saúde de todos”.

A Obra

A orla de Nova Palestina terá espaço de lazer infantil, pavimentação com piso formando desenhos em mosaicos, bancos, jardins e árvores de sombreamento, dragagem e revestimento do canal que margeia o bairro em uma extensão de 1.400 metros. Haverá no local um pátio para suporte de eventos.

Toda a área compreende 14 mil metros quadrados e está incluída no Projeto Orla, da Prefeitura de Vitória, que reúne uma séria de intervenções pela cidade. Em Maria Ortiz, a população foi beneficiada com a pavimentação de ruas, bancos nas praças, um calçadão e quadra de esportes. Na Praça Dom João Batista, em São Pedro I, os moradores contam com vista para a Baía de Vitória em seus 7 mil metros quadrados.

“As intervenções são realizadas de acordo com o desejo e com a necessidade das comunidades por meio do Orçamento Participativo. Essa não é uma obra apenas para que o local fique mais bonito, ela vai nos ajudar a construir a paz na cidade de Vitória”, ressaltou o prefeito João Coser.

Também fazem parte deste conjunto de obras: a reurbanização de Camburi, a construção da Praça do Papa, o Parque Tancredo Neves, também conhecido por Tancredão (em fase final), a praça Dom João Batista, em São Pedro I, e a urbanização das orla de Maria Ortiz.

Estado do Espírito Santo
Rodolfo Harckbart