09/11/2011 17h05 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo do Espírito Santo e Caixa assinam contratos do PAC 2 nesta sexta-feira (10)

O Governo do Espírito Santo e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinam nesta quinta-feira (10), 28 contratos que formalizam o repasse de recursos para a execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), nas áreas de saneamento, habitação e melhorias urbanas em 11 municípios capixabas.

As intervenções totalizam investimento de R$ 186 milhões, que serão distribuídos da seguinte forma: no Interior do Estado, serão atendidas demandas das cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Aracruz, Iúna, Jaguaré, e São Mateus. Já na Região Metropolitana, as intervenções concentram-se em áreas distintas de Cariacica, Serra, Vitória, Vila Velha e Viana.

Um dos maiores convênios a serem assinados contempla a implantação do projeto de dragagem e desassoreamento da calha do Rio Formate, com implantação de parques lineares e sistema de alerta de cheias no período das chuvas. Os municípios ainda receberão investimentos do Governo Federal para ampliação de sistemas de esgotamento sanitário regional; urbanização e revitalização de bairros; e elaboração de planos de redução de riscos. Todos os projetos de intervenção já estão aprovados pelo PAC 2.

A solenidade de assinatura dos contratos acontece às 10 horas no Salão São Tiago, Palácio Anchieta, com presença do governador Renato Casagrande, do vice-presidende de Governo da Caixa, José Urbano Duarte, de secretários de Estado e prefeitos municipais.

PAC2

A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento foi lançado pelo Governo Federal em março do ano passado, incorporando e fortalecendo ações nas áreas social e urbana, além de viabilizar mais recursos para a construção da infraestrutura logística e energética no intuito de sustentar o crescimento dos Estados brasileiros.

O PAC 2 consolida as ações da primeira fase do programa. Nos seis primeiros meses desse ano, R$ 86,4 bilhões já foram direcionados a obras por todo o Brasil.

Desse total, R$ 35 bilhões correspondem ao Financiamento Habitacional, R$ 24,4 bilhões ao executado pelas estatais, R$ 13,4 bilhões ao setor privado e R$ 9 bilhões ao Orçamento Geral da União Fiscal e Seguridade. Os R$ 3 bilhões restantes são do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Serviço:
Assinatura de 28 contratos para execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) em 11 municípios do Espírito Santo
Data: 10 de Novembro de 2011.
Local: Salão São Tiago – Palácio Anchieta.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya