11/10/2011 13h24 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo do Espírito Santo entrega 400 casas em Vila Velha

O Governo do Espírito Santo prepara uma grande Ação Comunitária para realizar a inauguração do Residencial Jabaeté, em Vila Velha, onde serão entregues 400 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa, destinadas a atender famílias que atualmente vivem em locais vulneráveis a deslizamentos, desabamentos, enchentes ou residentes em áreas de desapropriação. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e conta com apoio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

A ação acontece nesta quarta-feira (12) – Dias da Criança e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Das 9h às 15h, a população que comparecer ao local do evento terá à sua disposição uma série de serviços e atividades oferecidos gratuitamente pelo Governo Estadual e parceiros colaboradores, como emissão de carteira de identidade, atendimento médico, e orientação de advogados.

Meninos e meninas também receberão atendimento especial. Haverá corte de cabelo, picolés, algodão-doce e pipocas, além de vários aparelhos de entretenimento para a diversão das crianças da região. Na programação ainda estão previstas apresentações culturais promovidas por voluntários de secretarias de Estado e grupos musicais de Vila Velha.

O evento acontece em frente às residências populares - construídas na Grande Terra Vermelha, a primeira região do Espírito Santo que recebeu o Programa “Estado Presente” de Combate à Violência. Já a entrega das chaves aos moradores beneficiados será feita às 10h, quando o governador Renato Casagrande chega ao residencial para fazer a inauguração dos imóveis.

Acompanham Casagrande, o vice governador Givaldo Vieira, os secretários da Sedurb, Iranilson Casado, e da Sesp, Henrique Herkenhof, a diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb-ES) Helena Zorzal, e demais autoridades públicas capixabas.

A Ação Integrada pela Cidadania é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Sesp, e faz parte do Programa Estado Presente. A iniciativa tem o apoio das secretarias estaduais, das prefeituras municipais, do Poder Judiciário, do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), dentre outros órgãos estaduais.

O secretário Iranilson Casado enalteceu a parceria entre as pastas de Governo na realização do evento. “As secretarias estão trabalhando em parceria nesta e nas mais diversas ações promovidas pelo Estado. E é essa integração que leva benefícios à população nas variadas áreas em que atuamos, como desenvolvimento urbano, segurança e habitação, por exemplo. Reforço que o capixaba pode sempre contar com o Governo do Espírito Santo, pois é para ele que trabalhamos”.

De acordo com o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, Guilherme Pacífico, um dos coordenadores do Programa Estado Presente, "as ações de segurança não se resumem à repressão ao tráfico de drogas e combate a organizações criminosas, mas passam também por ações sociais que são fundamentais para a redução das desigualdades".

Residencial Jabaeté

O Governo do Espírito Santo, em parceria com o Governo Federal, investe R$13.609.860,90 na construção de 400 unidades habitacionais no empreendimento denominado Residencial Jabaeté. As unidades estão localizadas na Grande Terra Vermelha e serão entregues sem qualquer custo a famílias de Vila Velha de baixa renda, que residem em locais de riscos diversos ou que habitam áreas que serão desapropriadas por força de obras do Governo.

Estado Presente

O Programa Estado Presente tem por objetivo levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.

O Estado Presente já atua em cinco áreas: Grande Terra Vermelha, Grande Nova Bethânia, Grande Nova Rosa da Penha, Grande São Pedro, Grande Feu Rosa, e Grande Santa Rita.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya