12/12/2011 10h22 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo do Espírito Santo entrega CRAS e obra de contenção de encostas ao município de Pancas

Pancas é mais um município contemplado com a instalação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a receber obras da Sedurb. A solenidade de entrega das intervenções foi realizada nesta sexta-feira (09), com a presença do governador Renato Casagrande, acompanhado do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, do prefeito municipal Luis Schumaker, de deputados estaduais, federais, vereadores e da população local.

O Governo do Estado investiu R$ 400 mil reais na construção do CRAS com área de 562 metros quadrados. O Centro de Referência de Assistência Social auxiliará a população local que se encontra em situação de vulnerabilidade social e fornecerá atendimentos que visam restabelecer os vínculos familiares e comunitários tanto de famílias quanto de indivíduos.

"O CRAS é a casa da família em situação de vulnerabilidade e, por isso, vamos manter esses importantes investimentos e fazer chegar pelo menos uma unidade a cada município do Espírito Santo, já que este equipamento também faz parte de um Programa maior, de redução da pobreza", afirmou o governador.

Casagrande também destacou em seu discurso a complementação ao Bolsa Família que o Governo do Estado colocará em execução no início de 2012. "A Assembleia Legislativa já aprovou e o Bolsa Capixaba chegará a 11 mil famílias no primeiro ano, com auxílio no valor de R$ 50,00 para quem já recebe recursos do Governo Federal e, até 2014, vamos chegar a 44 mil famílias que necessitam do apoio do Estado para deixar a condição de extrema pobreza", disse.

Com a inauguração do CRAS, a população local que se encontra em situação de vulnerabilidade social poderá usufruir de atendimentos na área da Proteção Social Básica, já a partir da próxima segunda-feira.

"A inauguração do Cras é mais uma ferramenta de combate a extrema pobreza no Espirito Santo, por isso a alegria em inaugurar mais um CRAS em nosso Estado. Com a efetivação do programa Bolsa Capixaba vamos assistir pessoas que ganham apenas R$ 70,00 por mês, e proporcionar oportunidades para que elas possam se emancipar", afirmou o secretário Rodrigo Coelho.

Na unidade inaugurada, o cidadão de Pancas encontrará atividades de inclusão social, qualificação profissional, recepção e acolhida, grupos ou oficinas de convivência (jovens e idosos), visitas domiciliares, encaminhamento de famílias ou indivíduos para a rede de serviço socioassistencial e outras políticas públicas, encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único e ainda articulação e fortalecimento de grupos sociais locais através do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem como foco prevenir, potencializar e contribuir para autonomia das famílias vulneráveis.

Em cada município capixaba existe uma ou mais unidades dos Centros de Referência à disposição daqueles que necessitam de atendimento social. Em cada um deles o usuário encontra profissionais qualificados tanto na área da assistência social quanto da psicologia, preparados para atender ao público alvo dos CRAS.

Contenção de Encostas

Ainda em Pancas, o Governador inaugurou de forma simbólica as obras de contenção de rochas na região central do município. O projeto foi executado pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que investiu R$ 4.373.902,46 de um total de 4.721.202,91, a diferença nesse caso é a contrapartida da administração local.

A obra impedirá o rolamento de pedras sobre as residências localizadas abaixo de uma das maiores rochas que cercam Pancas. Assim, cerca de 12 mil pessoas que estavam ameaçadas pela Montanha passam a viver com mais tranquilidade.

"É uma obra que deixa a população mais tranquila. Antes, centenas de moradores viviam sob a ameaça de rolamentos de pedras. A Sedurb identificou a situação como muito grave e resolveu ajudar o município com esta intervenção. Assim, qualquer risco de incidente é amenizado ou eliminado", frisou o secretário Iranilson Casado.

Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEADH
Rodrigo Ferreira Sant’Ana