28/12/2011 15h25 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo do Espírito Santo inaugura reurbanização da orla da Praia do Morro nesta sexta-feira (30)

A reurbanização da Orla da Praia do Morro - uma das intervenções mais aguardadas pela população de Guarapari e por turistas que freqüentam o município durante o verão, será oficialmente inaugurada pelo Governador Renato Casagrande nesta sexta-feira (30). As obras foram realizadas com recursos totais da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que desenvolveu um calçadão moderno, acessível e equipado para atender os mais diversos públicos.

A solenidade de inauguração da revitalização será realizada às 10 horas, em frente ao Restaurante Chapéu de Palha e ao Hotel 4 Estações. Casagrande chega acompanhado do secretário Iranilson Casado – titular da pasta responsável pela execução do projeto. Também estarão presentes ao evento, o prefeito municipal, Edson Magalhães, deputados estaduais e lideranças comunitárias da região.

Todo o calçadão da Orla ao longo da Avenida Alberto Ramalhete Coutinho - com extensão de 2,89 quilômetros foi revitalizado. O valor do investimento foi de R$ 11.651.505,50, proporcionando à população uma série de benefícios nas áreas de esporte, lazer e segurança.

O projeto beneficia a Praia do Morro com quadras de vôlei e peteca, áreas para academia e escola de velas, playgrounds equipados com brinquedos em estrutura de madeira, módulos com banheiros públicos, adaptados para pessoas com deficiência, melhoria dos estacionamentos, paisagismo com jardineiras e canteiros com bancos para contemplação e a construção de 26 novos quiosques, 9 banheiros e vários chuveiros.

Entre a população, a expectativa já é grande pela entrega da obra. A presidente da Associação de Moradores da Praia do Morro, Fátima Fonseca, comemora o término da reurbanização e garante que a população já aguarda com ansiedade pela inauguração da orla.

“É uma obra que nós de Guarapari esperávamos há mais de 20 anos. A Praia do Morro é o cartão postal da nossa cidade e nos últimos anos ela foi muito mal tratada. Com a conclusão da obra ganhamos um espaço belíssimo que nos proporcionará mais qualidade de vida e a recepção de turistas de forma organizada. Nossa comunidade já aguarda com expectativa pelos passeios ciclísticos, caminhadas e outras atividades, pois agora poderemos desfrutar de um espaço limpo e harmonioso”.

A Secretaria também realiza o repasse de R$ 10 milhões, de um total de R$ 11,7 milhões, para a pavimentação de 15,5 quilômetros de ruas e drenagem de outros 2.246 metros de vias urbanas.

A Praia do Morro ainda ficará livre da emissão de esgotos na sua faixa de areia. Além disso, o bairro terá 100% do seu esgoto coletado e tratado, o que irá beneficiar diretamente os mais de 36 mil moradores da região. A Cesan investe R$ 3,8 milhões para supressão da rede e implantação de duas estações elevatórias. Com a intervenção a rede coletora de esgoto existente na areia da praia será definitivamente separada da rede de águas pluviais.

Plano Verão 2012

Há duas semanas, o Governo do Estado lançou o “Plano Verão 2012”, resultado de uma ação integrada de várias secretarias e órgãos estaduais, sob a coordenação da Secretaria do Turismo (Setur). As ações incluem um acréscimo de 337 viagens e reforço de 50 ônibus na frota do Sistema Transcol aos finais de semana, mil policiais atuando no litoral capixaba, intensificação das ações de conservação e sinalização rodoviária nos trechos de maior movimento neste período do ano e também das ações educativas do Detran|ES para evitar acidentes.

Serviço:
Inauguração da Reurbanização da Orla da Praia do Morro, em Guarapari
Data: 30 de Dezembro (Sexta-feira).
Horário: 10 horas
Local: Avenida Beira-Mar, Praia do Morro (em frente ao Restaurante Chapéu de Palha e ao Hotel 4 Estações).

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya