01/06/2009 15h12 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Governo do Estado abre a Semana Estadual do Meio Ambiente com avanços no projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’

Na tarde desta segunda-feira (01), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assinou a ordem de serviço para elaboração de estudos ambientais e projetos executivos do ‘Espírito Santo Sem Lixão’. Além disso, os 30 municípios integrantes das regiões Doce Oeste e Norte assinaram com o Governo Estadual, os contratos para formação dos Consórcios Públicos - Condoeste e Conorte. A solenidade, que abriu a Semana Estadual do Meio Ambiente, aconteceu no Palácio Anchieta, com a presença do governador Paulo Hartung.

“Somente com o empenho do Governo do Estado com ações e investimentos no setor de saneamento e com a união dos municípios, está sendo possível realizar esse evento e dar um grande passo em direção à solução para destinação adequada do lixo urbano gerado no Espírito Santo”, ressaltou o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli.

O secretário destacou também que o projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’ é inovador. “O projeto colocará o Espírito Santo como pioneiro na solução para destinação correta de 100% do Resíduo Sólido Urbano (RSU) produzido. É importante lembrar que formar quatro consórcios com a participação de 61 prefeituras não é tarefa fácil e nós estamos avançando em mais esta conquista. A importância desse projeto vai muito além do seu investimento, que gira em torno de R$ 50 milhões. Estamos resolvendo no Estado um problema que é mundial”.

Paulo Ruy Carnelli fez uma apresentação, mostrando todas as etapas do projeto, desde a sua elaboração, realizada por equipe técnica do Governo do Estado, seu lançamento em fevereiro de 2008, e todas as ações realizadas desde então, culminando na ordem de serviço e nos contratos assinados durante o evento.

O evento contou com a participação de secretários de Estado, do senador Renato Casagrande, do procurador Geral do Estado, Rodrigo Rabello Vieira, além de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e outras autoridades locais.

Sistemas Regionais

Estão sendo investidos R$ 4.031.659,44 para que a empresa contratada, ‘Vereda Estudos e Execução de Projetos’, identifique as possíveis áreas ambiental e legalmente adequadas para a construção das Estações de Transbordo e dos Aterros Sanitários Regionais; desenvolva estudos ambientais, técnicos e socioeconômicos para a construção destes Sistemas Regionais; obtenha as licenças ambientais, prévias e de instalação, junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); elabore os projetos executivos de todas as unidades físicas e da logística de transporte, além dos termos de referência para o processo de licitação, relativo à contratação da execução das obras de implantação e das operações para o funcionamento do sistema.

De acordo com o subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e gerente do projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’, Carlos Roberto de Lima, “este modelo de concepção genuinamente capixaba que alia eficiência, economicidade, segurança jurídica e sustentabilidade ambiental, mediante soluções regionalizadas apropriadas aos benefícios de escala, e que já inspira outras iniciativas no País, entra agora em fase mais dinâmica, que deixa o Espírito Santo bem mais próximo de concretizá-lo pioneiramente”. Segundo Carlos Roberto, a empresa deverá trabalhar simultaneamente nas quatro regiões.

Atividades dos Consórcios Públicos

Depois de pouco mais de um ano do lançamento do projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’, os 30 municípios integrantes das regiões Doce Oeste e Norte têm mais um grande motivo para comemorar. As duas regiões assinaram, na tarde desta segunda-feira (01), os contratos para formação dos Consórcios Públicos - Condoeste e Conorte.

A partir de agora, as administrações municipais poderão dar prosseguimento às atividades locais, convocando a 1ª Assembléia Geral para aprovação dos Estatutos e promovendo, então, a eleição de presidente, vice-presidente e conselho fiscal; a constituição da câmara técnica; a aprovação do perfil do superintendente; e a assinatura do primeiro Contrato de Rateio, para custear as despesas iniciais do exercício de 2009.

Nas regiões Sul Serrana e Litoral Sul, ainda não foi possível dar encaminhamento para assinatura dos seus respectivos contratos de Consórcios Públicos, pois quatro municípios ainda não ratificaram suas leis nas Câmaras Municipais. A Sedurb aguarda posicionamento dos municípios de Atílio Vivácqua e Cachoeiro de Itapemirim (Sul Serrana), e Guarapari e Marataízes (Litoral Sul), para dar continuidade nos trabalhos nessas duas regiões.

Leia ainda:

Governo do Espírito Santo dá um passo à frente para ter a primeira Política Estadual de Resíduos Sólidos do Brasil

Cesan comemora a Semana do Meio Ambiente

Empresa inicia trabalho de estudos ambientais do projeto ‘ES Sem Lixão’