04/05/2011 06h10 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

<b>Governo do Estado anuncia R$ 1 bilhão de investimentos em saneamento até 2014<b>

O Governo do Estado vai investir R$ 1 bilhão em saneamento nos próximos quatro anos, entre recursos próprios, da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e de financiamentos captados pela administração estadual. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, em coletiva de imprensa realizada no Palácio Anchieta, na tarde desta terça-feira (03), que contou também com a participação do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento, Iranilson Casado, além do diretor-presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, e de membros da diretoria e do sindicato de funcionários da empresa.

O programa de saneamento faz parte de um dos 10 eixos estratégicos do Planejamento do Governo Estadual, chamado “Desenvolvimento da Infraestrutura Urbana”. Do valor total a ser investido, R$ 393 milhões são destinados às melhorias do abastecimento de água e R$ 513 milhões para implantação ou ampliação de sistemas de esgotamento sanitário.

Deste montante, 34% são provenientes de recursos próprios da Companhia, 32% do Governo do Estado, 31% de financiamentos junto à Caixa Econômica Federal e BNDES e 3% do Orçamento Geral da União (OGU), a fundo perdido e captados pela gestão estadual.

O governador destacou que o valor a ser aplicado é o mesmo do período de 2003 a 2010, só que em metade do prazo. “Historicamente, este será o maior investimento em saneamento no Estado, num período curto de tempo. Estamos dando mais um passo em direção à universalização da captação e tratamento de esgoto, para dar mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

Renato Casagrande falou, ainda, sobre a captação dos recursos em financiamentos junto à Caixa e ao Orçamento da União. “Com as finanças equilibradas, o Governo não encontrará dificuldades para conseguir o financiamento que vamos pleitear junto ao Governo Federal para que a Cesan realize estes investimentos, que vão beneficiar os nossos municípios e, principalmente, ajudar a garantir que o desenvolvimento possa acontecer de forma equilibrada em todo o Espírito Santo”, explicou.

As metas a serem alcançadas nos municípios onde a Cesan atua são: manter a universalização do abastecimento de água, que alcança 100% da população, e elevar a cobertura com serviços de esgotamento sanitário para 60% em 2010, e 70% até 2014. Atualmente, o serviço de esgotamento sanitário está disponível para 46% da população.

O secretário de Estado Iranilson Casado salientou a relevância do investimento a ser feito pela Cesan, lembrando que as intervenções realizadas pela companhia irão melhorar o padrão de vida da população capixaba.

“Quero ressaltar que os valores investidos pela Cesan são grandiosos, e a população deve ter conhecimento destes números. O Governo está sendo ousado e estamos no caminho certo. Saneamento é questão de saúde e melhor qualidade de vida para todos os capixabas”.

O presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, aponta os desafios para alcançar as metas. “Temos três grandes desafios. O primeiro é atender ao crescimento da demanda por água tratada proveniente, por exemplo, do Programa Minha Casa, Minha Vida e buscar a universalização do tratamento de esgoto. O segundo é melhorar a oferta de água tratada em alguns municípios do interior do Estado e construir ou ampliar sistemas de esgotamento sanitário em outras cidades. E o terceiro é suprir a demanda por ajuda a cidades-sede do interior que são autônomas, ou seja, não são atendidas pela Cesan”, explicou.

Este ano, a população já poderá conferir o resultado desses investimentos por meio da conclusão de algumas obras do Programa Águas Limpas. Serão entregues 88 quilômetros de redes adutoras e de distribuição de água em 52 municípios, três reservatórios (Serra, Fundão e Santa Teresa) e duas estações de tratamento de água (Viana e Ibatiba).

Até 2014 estão previstos mais 393 quilômetros de redes adutoras e de distribuição de água, nove reservatórios (Apiacá, Atílio, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Dores do Rio Preto, Fundão, Iúna, Marechal Floriano e Rio Novo do Sul) e 11 estações de tratamento de água (Apiacá, Atílio, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Iúna, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Serra).

Em relação ao esgotamento sanitário, ainda neste ano ficarão prontos 508 quilômetros de emissários e redes coletoras de esgoto em municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, Conceição da Barra (Itaúnas) e Muniz Freire. Além disso, também serão entregues 50 conjuntos de bombas elevatórias e quatro estações de tratamento de esgoto em Vitória (Vale do Mulembá), Serra/Fundão (Nova Almeida/Praia Grande), Conceição da Barra (Itaúnas) e Muniz Freire.

Até 2014, devem ser implantados outros 549 quilômetros de emissários e redes coletoras, 120 elevatórias e 14 estações de tratamento de esgoto, beneficiando municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, Afonso Cláudio, Atílio Vivácqua, Marechal Floriano, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Venda Nova e Vila Valério, entre outros.

Os números demonstram o compromisso do governador Renato Casagrande com o avanço do saneamento básico no Estado, à medida que há aportes de recursos do Governo do Estado para investir no setor e universalizar o atendimento à população.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani