02/07/2009 11h23 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Governo do Estado autoriza início de obras para contenção de encostas em Santa Leopoldina

Várias famílias e usuários das ruas Funil e Reginaldo Terra, no Centro de Santa Leopoldina, serão beneficiadas com a construção de contenção de encosta para estabilizar taludes existentes ao longo destas vias. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo vice-governador Ricardo Ferraço e pelo prefeito local, Ronaldo Prudêncio, no início da noite desta quarta-feira (01), na sede da Prefeitura. O investimento estadual ultrapassa R$ 1,5 milhão.

Participaram também da solenidade deputados estaduais, o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira, entre outras autoridades, e aproximadamente 200 moradores da sede de Santa Leopoldina.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), vai construir 226 metros de contenção de encosta, sendo 176m na rua Reginaldo Terra, e 50m na rua Funil.

"Mesmo após um dia de luta, de trabalho, e apesar do avançado horário, a comunidade do município aguardou até agora pela confirmação dessa ordem de serviço. Essa atitude valoriza muito o trabalho de um administrador público. A realização da obra vai trazer conforto e tranquilidade a muitas famílias que estão angustiadas há meses, devido ao risco de deslizamento que o local apresenta. A intervenção no talude é séria e complexa, e para executá-la serão empregadas tecnologias específicas para garantir o sucesso da obra. Esta é apenas uma, das muitas parcerias que vamos realizar com o município de Santa Leopoldina", destacou Ricardo Ferraço.

Chuvas

Os taludes (terrenos inclinados) foram comprometidos com as fortes chuvas que atingiram o município no início deste ano. "Com a execução dessa intervenção, o Estado está trabalhando em parceria com o município para evitar que mais incidentes ocorram futuramente”, afirmou o engenheiro civil da Sedurb, Jorge Manoel Ramos.

“Eu quero agradecer a todos que contribuíram para a conquista dessa obra. Ela é gigantesca para melhorar a infraestrutura do local e o paisagismo do município. O Governo do Estado vai realizar a obra e não posso deixar de fazer um agradecimento especial pela parceria. Essa tranquilidade é fundamental para que os municípios executem projetos importantes”, avalia o prefeito Ronaldo Prudêncio.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos de Santa Leopoldina, Ramilson Coutinho de Ramos, quatro famílias que tiveram de deixar suas residências retornarão após o fim das intervenções. Outras famílias poderão retomar obras em suas residências, que tiveram de ser paralisadas em função da instabilidade dos terrenos e de consequentes riscos de deslizamentos.

“Trinta famílias serão beneficiadas diretamente com a realização desta obra. Essa é a principal via de acesso do município, sendo inclusive a via de escoamento da produção agrícola de Santa Maria de Jetibá. Se houvesse mais deslizamentos neste local, inúmeras pessoas seriam prejudicadas”, explicou Ramos.
O montante total da obra é de R$ 1.638.877,21 e o Governo do Estado repassará R$ 1.531.560,83.

Obras já concluídas no município

Ainda em Santa Leopoldina, a partir de convênios realizados com a Sedurb, foram concluídas obras de drenagem e pavimentação da Rua da Vila, na comunidade Barra de Mangaraí e da Rua da Vila Nass, na comunidade de Caramuru.
O valor total de recursos empregados nestas obras foi de R$ 102,9 mil, dos quais R$ 90 mil foram repassados pelo Governo Estadual. Nos dois locais, aproximadamente 700 pessoas foram beneficiadas com as intervenções.

Confira mais imagens da solenidade:

Crédito: Romero Mendonça/Secom

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria