05/02/2010 15h33 - Atualizado em 18/08/2015 11h02

Governo do Estado dá ordem de serviço para construção de 50 casas em São José do Calçado

Cinquenta famílias de São José do Calçado serão beneficiadas com unidades habitacionais, por meio do Programa Nossa Casa, do Governo do Estado. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta sexta-feira (05), na sede do distrito, onde serão construídas as casas, com a presença das famílias que serão contempladas.

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), Cláudio de Almeida Thiago Soares, destacou a importância do Programa Nossa Casa. “Por meio do Programa Nossa Casa, o Governo do Estado trabalha para a redução das desigualdades sociais, além de manter as famílias em suas cidades, evitando a migração para os grandes centros. Além disso, a mão-de-obra e a matéria-prima utilizadas para a construção das moradias geram emprego e fortalecem a economia local. Só em 2009 foram gerados aproximadamente dois mil empregos diretos e indiretos”, destacou.

O diretor-presidente Cláudio de Almeida Thiago Soares assina a ordem de serviço.

Maria Sebastiana, uma das beneficiadas, assinou a ordem de serviço como testemunha e falou sobre a importância da nova moradia. “Há alguns anos perdi minha casa e toda minha família por causa de uma enchente no Rio de Janeiro. Moro aqui há muito tempo. Isso aqui é tudo pra mim. Trabalho como voluntária em um grupo da terceira idade. Agora estou tendo a maior alegria da minha vida. Vou deixar de pagar aluguel e ter minha casa própria. Estou muito emocionada”, enfatizou.

“Graças ao Governo do Estado estamos firmando uma parceria que parecia impossível. Agora teremos condições de entregar moradias dignas para nossas famílias. Fico muito feliz em participar de um momento como esse”, disse o prefeito de São José do Calçado, José Carlos de Almeida.

Serão beneficiadas 20 famílias da zona rural do distrito de Jacá, 22 da sede da comunidade e oito do Centro de São José do Calçado. A expectativa é que, a partir do início das obras, as casas sejam entregues até o fim do ano.

O município já recebeu investimento do Programa Nossa Casa na ordem de R$ 160 mil – de um total de R$ 350,9 mil – para a edificação de 30 unidades habitacionais e aquisição de terreno.

Para construção das moradias e da infraestrutura básica, o Governo do Estado investirá no município R$ 1.179.835,75, em uma parceria com a Caixa Econômica Federal, via programa Pró-Moradia, que utiliza recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por meio de financiamento.

Essa parceria possibilitará a construção de um total de mil casas populares em 22 municípios do interior do Estado, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) abaixo da média nacional.

Também participaram da solenidade os diretores do Idurb-ES, Helena Zorzal e Paulier Storch; o presidente da Câmara Municipal, Warley Lobo Teixeira, deputados, vereadores e outras lideranças locais.

Beneficiados

João Cintra, 68 anos, disse que com a nova moradia, vai poder arcar com mais tranqüilidade com suas despesas. “Não tenho aposentadoria. Recebo um amparo por invalidez e pago aluguel. Meus medicamentos são muito caros. Com a casa própria, vou ter mais tranqüilidade com as despesas mensais. Só tenho a agradecer, até porque nunca tive casa própria”, ressaltou.

João Cintra

Alegria foi a palavra mais repetida por Rosangela da Silva, 50 anos. “Sou casada e tenho dois filhos. Essa casa é a maior alegria na minha vida e da minha família. A casa própria vai mudar tudo na nossa vida. E muita alegria!”

A preocupação com os filhos foi lembrada por Rosane Antônia Ferreira Rangel, 35 e por Joceli Anacleto Rezende Lima, 26. As duas destacaram que a maior emoção é saber que os filhos – cada uma tem duas crianças -, terão como herança uma casa própria. “É um milagre. Agradecemos a Deus todos os dias. Poder deixar uma casa para nossos filhos é a maior emoção e realização para nós”, sintetizou Rosane.

Programa Nossa Casa

Em 2009, o Programa Nossa Casa entregou 328 unidades habitacionais a famílias de Águia Branca, João Neiva, Marataízes, Mucurici, Ponto Belo, Vila Valério e Vila Velha. As famílias atendidas possuem renda de até três salários mínimos e são identificadas pelas prefeituras municipais.

Em 46 municípios capixabas, o investimento total do Programa Nossa Casa já soma R$ 74,4 milhões, dos quais R$ 58,5 milhões são recursos do Tesouro Estadual. Em alguns municípios, o Programa conta com a parceria da Caixa Econômica Federal.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva