04/02/2010 15h10 - Atualizado em 04/05/2016 16h27

Governo do Estado dá ordem de serviço para construção de 50 casas em São José do Calçado

O Programa Nossa Casa irá beneficiar mais 50 famílias do município de São José do Calçado, na região do Caparaó. A ordem de serviço para dar início às obras será dada nesta sexta-feira (05), às 10 horas, na comunidade de Jacá, onde serão construídas as unidades habitacionais.

O evento contará com a presença do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), Cláudio de Almeida Thiago Soares.

Serão beneficiadas 20 famílias da zona rural do distrito de Jacá, 22 da sede da comunidade e oito do Centro de São José do Calçado. A expectativa é que, a partir do início das obras, as casas sejam entregues até o fim do ano.

O município já recebeu investimento do Programa Nossa Casa na ordem de R$ 160 mil – de um total de R$ 350,9 mil – para a edificação de 30 unidades habitacionais e aquisição de terreno.

Para construção das moradias e da infraestrutura básica, o Governo do Estado investirá no município R$ 1.179.835,75, em uma parceria com a Caixa Econômica Federal, via programa Pró-Moradia, que utiliza recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por meio de financiamento.

Essa parceria possibilitará a construção de um total de mil casas populares em 22 municípios do interior do Estado, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) abaixo da média nacional.

Programa Nossa Casa

Em 2009, o Programa Nossa Casa entregou 328 unidades habitacionais a famílias de Águia Branca, João Neiva, Marataízes, Mucurici, Ponto Belo, Vila Valério e Vila Velha. As famílias atendidas possuem renda de até três salários mínimos e são identificadas pelas prefeituras municipais.

“O Programa Nossa Casa é mais um instrumento do Governo que contribui com a redução das desigualdades sociais, além de manter as famílias em suas cidades, evitando a migração para os grandes centros. Além disso, a mão-de-obra e a matéria-prima utilizadas para a construção das moradias geram emprego e fortalecem a economia local. Só em 2009 foram gerados aproximadamente dois mil empregos diretos e indiretos”, destacou o diretor-presidente do Idurb-ES.

Em 46 municípios capixabas, o investimento total do Programa Nossa Casa já soma R$ 74,4 milhões, dos quais R$ 58,5 milhões são recursos do Tesouro Estadual. Em alguns municípios, o Programa conta com a parceria da Caixa Econômica Federal.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva