19/01/2012 06h35 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo do Estado debate com prefeitos impactos de barragem do Rio Itauninhas

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Iranilson Casado Pontes, esteve em Boa Esperança nessa terça-feira (17) para discutir os rumos da Barragem do Rio Itauninhas em Pinheiros. Participaram do encontro o prefeito de Boa Esperança, Romualdo Milanese, o prefeito de Pinheiros, Antonio Carlos Machado, e técnicos que realizaram o projeto de avaliação das áreas inundáveis da Barragem.

A construção da barragem foi feita pelo município de Pinheiros, em parceria com o Governo Federal entre 2004 e 2005. Já o Governo do Estado, por meio do Idurb-ES, investiu R$ 266.788,32 na avaliação das áreas inundáveis, que consiste no mapeamento cartográfico, nos estudos de impactos e na avaliação complementar das questões ambientais.

A equipe técnica iniciou a reunião com a apresentação de detalhes do empreendimento. A Barragem do Rio Itauninhas, quando em funcionamento, será a maior do Espírito Santo para uso múltiplo (irrigação, consumo, lazer): serão cerca de 270 hectares de área inundada, com uma volumetria de quase 18 milhões de metros cúbicos, atingindo 25 propriedades da região rural de Boa Esperança e Pinheiros.

Na ocasião, foram discutidos os impactos decorrentes das áreas inundadas. O secretário Iranilson Casado reforçou a responsabilidade de os municípios institucionalizarem a organização e o processo de gestão do empreendimento. Casado explicou que só assim o Governo do Estado, por meio da Sedurb, poderá proceder com os apoios técnicos necessários à finalização do empreendimento.

“Os estudos mostram que são 25 propriedades das áreas rurais indenizáveis. Nosso próximo passo é convidar todos os proprietários para iniciar as negociações. Após essa conversa, faremos convênio com os municípios para que sejam realizados os repasses para as desapropriações”, disse Casado.

“O governador Renato Casagrande nos recomendou atenção especial com o projeto do Governo de estruturar as microrregiões de forma a propiciar o desenvolvimento da economia local. Um projeto deste porte vai incrementar os municípios na expansão de áreas cultiváveis e na criação de áreas viáveis para o lazer: onde existe água existe, desenvolvimento”, concluiu o secretário.

Concluída a reunião, o secretário Iranilson Casado e os prefeitos Romualdo Milanese e Antônio Carlos Machado percorreram toda a extensão da área a ser inundada pela barragem. A equipe em campo fez o reconhecimento da região que receberá a realocação e construção da estrada que margeará a represa e os espaços de recuperação da área degradada. O encontro foi finalizado em Pinheiros na área de construção da Barragem de Itauninhas.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya