25/09/2007 13h26 - Atualizado em 18/08/2015 10h46

Governo do Estado disponibiliza R$ 11 milhões para obras em cinco municípios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assinou, nesta terça-feira (25), convênios para melhorias de vias públicas e construção de pontes em cinco municípios capixabas. No total, os recursos a serem repassados para as prefeituras somam R$ 11 milhões. Desta vez, as cidades beneficiadas são: Cariacica, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São José do Calçado e Marilândia.

Os convênios foram assinados, na presença do governador Paulo Hartung e do secretário de Articulação com os Municípios, José Eugênio Vieira, pelo secretário de Estado, Rodrigo Chamoun e pelos prefeitos Hélder Salomão (Cariacica), Estevam Fiório (Rio Novo do Sul), Ana Izabel de Oliveira (São Domingos do Norte), Alcemar Pimentel (São José do Calçado) e Osmar Passamani (Marilândia). Os acordos foram firmados logo após um almoço, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O governador Paulo Hartung afirmou que o Governo está investindo em obras e serviços em todos os municípios do Estado. Hartung ressaltou que alguns municípios, no entanto, precisam de um apoio maior do Governo, pois possuem uma receita per capita baixa e um conjunto grande de desafios.

Hartung destacou que além de promover melhorias urbanas em vários desses municípios, o Governo está focando sua política habitacional para atender às famílias que estão em situação de extrema pobreza. "Temos um conjunto expressivo de projetos e ações cujo objetivo é promover o desenvolvimento harmônico do Estado, priorizando a inclusão social e a geração de oportunidades para todos os capixabas", ponderou.

Projetos

Para Cariacica, os recursos a serem investidos pelo Governo do Estado são da ordem de R$ 10 milhões, e serão aplicados em pavimentação, drenagem e urbanização de 45 ruas e avenidas em 15 bairros, num total de 18,6 km de obras. O município ainda deve entrar com uma contrapartida de R$ 32.573,28. Segundo o prefeito Hélder Salomão, o projeto beneficia, em sua grande maioria, ruas que nunca foram pavimentadas.

O prefeito Hélder Salomão assinou o convênio de R$ 10 milhões para Cariacica.

Já Rio Novo do Sul receberá R$ 461.868,96 para investir na reconstrução de cinco pontes sobre o Rio Novo, todas em perímetro urbano. Esse é o segundo convênio assinado pelo município com o Governo. No ano passado, a cidade recebeu R$ 500 mil para obras de dragagem e contenção das cheias. No próximo ano, serão investidos ainda cerca de R$ 300 mil para finalizar as obras na região. O prefeito Estevam Fiório não pode comparecer, mas foi representado pelo vice-prefeito João Baptista Martins.

Para São Domingos do Norte, são R$ 145 mil que serão investidos em obras de calçamento da Rua Principal do Córrego Dumer. O calçamento de várias ruas do bairro Divinéia e do distrito de Airitiuba, em São José do Calçado, custará R$ 300 mil, nesta parceria com o Estado. A cidade de Marilândia também vai realizar obras de pavimentação da Rua Amadeu do Comércio, na comunidade de Monte Sinai, totalizando R$ 50 mil em investimentos.

A prefeita Ana Izabel, de São Domingos do Norte, comemorou o convênio com o Governo do Estado.

De acordo com o secretário Rodrigo Chamoun, todas essas obras são de suma importância para o bem-estar e até mesmo para a saúde dos moradores locais. “Temos grandes problemas de mobilidade e de casos de doenças respiratórias, principalmente em crianças, entre outros transtornos causados pela chuva e pela poeira nesses municípios. Estamos fazendo essas parcerias para melhorar a qualidade de vida da população capixaba”, destacou.

Karlla Hoffmann
Assessoria de Comunicação da Sedurb