05/07/2008 12h07 - Atualizado em 18/08/2015 10h48

Governo do Estado entrega obras e equipamentos em Apiacá

Quase R$ 1.600 milhão. Este é o investimento em obras e equipamentos entregues pelo Governo do Estado ao município de Apiacá, nesta sexta-feira (04). A população festejou a entrega de 36 unidades habitacionais do ‘Programa Nossa Casa’ e a inauguração da pavimentação de diversas ruas nos bairros José Maria da Silveira e José Mendes de Freitas. Foram mais de R$ 800 mil em investimento nas obras realizadas pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

A solenidade aconteceu no Apiacá Lítero Clube, que ficou lotado com os beneficiados do ‘Programa Nossa Casa’, e com os moradores que também comemoravam a entrega de duas novas unidades de saúde, nos bairros José Henriques e Francisco Jorge. Foram investidos aproximadamente R$ 150 mil nas novas unidades, que fazem parte do Projeto de Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Estado.

Além disso, o município recebeu da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), uma motoniveladora e uma retroescavadeira, com investimentos na ordem de R$ 640 mil. Os equipamentos agrícolas beneficiarão na conservação e abertura de estradas vicinais e obras de melhorias.

Solenidade

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, entregou as chaves das 36 habitações aos seus novos moradores. Karine Gomes Moreira, uma das beneficiadas, foi a primeira a receber e falou em nome de todas as famílias. “Estou muito feliz e tenho certeza que todos estão. A maioria perdeu tudo o que tinha na enchente do ano passado. Nós só temos que agradecer”, disse emocionada.

O secretário Paulo Ruy Valim Carnelli falou sobre os investimentos realizados pelo Governo do Estado e sua importância para o município. “A criação da Sedurb pelo governador Paulo Hartung, em fevereiro de 2007, teve um objetivo muito importante para o Espírito Santo. Fortalecer, ainda mais, as parcerias com os municípios capixabas. E estamos cumprindo esse papel, quando devolvemos à população o dinheiro dos impostos, transformados em obras de melhorias urbanas e habitações para a população de baixa renda”, explicou.

“Hoje ainda inauguramos oficialmente duas novas unidades de saúde e fico feliz, representando nesse caso o secretário de Saúde Anselmo Tozi, em participar de uma entrega tão grande de bens e serviços”, ressaltou Paulo Ruy.

Também participaram da solenidade o subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Loureiro Calhau; o diretor de Obras da Cohab-ES, Paulier Storch Vasconcelos; o gerente de Obras da Cohab-ES, Djalma Dias, e outras autoridades locais.

Beneficiados

As famílias beneficiadas com a entrega das 36 unidades habitacionais do ‘Programa Nossa Casa’, da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES), vinculada à Sedurb, foram vítimas, em janeiro de 2007, de uma enchente que destruiu várias moradias em Apiacá. O recurso do Governo do Estado empregado nas construções foi de R$ 511.582,94.

“Estamos felizes em entregar as chaves dessas casas. Muitas famílias perderam tudo que tinham e já viviam em situações precárias, em áreas de risco ou em habitações inadequadas”, destacou o diretor-presidente da Cohab-ES, Cláudio de Almeida Thiago Soares.

Carlos e Nair Gomes.

Felicidade era também o sentimento ressaltado por Carlos Florentino Gomes e por sua mulher, Nadir Fernando Gomes, que possuem quatro filhos. “Desde que perdemos nossa casa na enchente, moramos de aluguel. Graças a Deus recebemos a chave da nossa casa nova. Estamos todos muito felizes”.

Comemoravam também o casal Luis Cláudio da Silva e Elizângela Pereira da Silva. “Nós temos três filhos e estava muito difícil pagar aluguel. Vamos dar um jeito de mudar hoje mesmo para a nossa casa”, disse Elizângela.

O Governo do Estado, por meio da Sedurb, também inaugurou com a prefeitura, as obras de pavimentação das ruas Marino de Souza Palmares, Manoel Rangel e Moisés Jorge Filho, localizadas no bairro José Maria da Silveira; ruas Silvéria Gomes Henrique, Nair Gomes de Melo, Antônio Pereira Pedroza, Dâmaso Gomes de Almeida, Euclides Francisco de Souza e Abimar Rodrigues de Oliveira, no bairro José Mendes de Freitas. O investimento foi na ordem de R$ 300 mil.

Investimentos

O ‘Programa Nossa Casa’ tem como principal objetivo reduzir o déficit habitacional do Espírito Santo, com a construção e reforma de habitações destinadas a famílias de baixa renda, por meio de convênios assinados entre Governo do Estado e municípios. As obras concluídas, em execução e em processo de licitação, construídas ou reformadas, já somam mais de 1.100 unidades, em um investimento do Governo que ultrapassa os R$ 16 milhões.

A Sedurb também realiza obras que influenciam positivamente no desenvolvimento das cidades e melhoram a qualidade de vida da população capixaba. Com mais de 70 convênios celebrados com vários municípios desde 2007, a Sedurb já investiu cerca de R$ 50 milhões em obras de asfaltamento, drenagem, pavimentação, calçamento, urbanização, construção de passarela e calçadão, esgotamento sanitário entre outras.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva