29/10/2007 14h46 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Governo do Estado implementa programas de habitação

A entrega de projetos executivos e assinaturas de convênios na área de habitação de interesse social, dos programas do Governo do Estado, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), será realizada na próxima quarta-feira (31), às 10 horas, no Palácio Anchieta. Ao todo serão beneficiados 22 municípios e cerca de 1.100 famílias, por meio dos programas Pró-Moradia, Nossa Casa e Minha Casa.

A solenidade contará com a presença do governador Paulo Hartung, do vice-governador Ricardo Ferraço, do secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun, do diretor-presidente da Companhia de Habitação do Espírito Santo (Cohab-ES), Cláudio Thiago e dos prefeitos dos municípios beneficiados pelos programas, além de convidados.

Pró-Moradia

Na ocasião, serão entregues à CEF os projetos de 19 dos 22 municípios contratados pelo Programa Pró-Moradia. São eles: Pedro Canário, Pinheiros, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Montanha, Mucurici, Ibitirama, Ibatiba, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Muniz Freire, Iúna, Ponto Belo, Pancas, Vila Pavão e Mantenópolis. O contrato que beneficia as cidades de Boa Esperança, Irupi e Divino São Lourenço não poderá ser objeto de entrega por estar em processo de analise técnica.

O modelo da casa é padrão para os três programas.

O Pró-Moradia é um programa do Governo Federal, mantido com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O Governo do Estado, por meio de uma operação de crédito, firmou contratos de repasse financeiro com os 22 municípios capixabas com mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A meta é a construção de 1.000 unidades habitacionais com investimentos alocados da ordem de R$ 20 milhões. As moradias serão destinadas à população de baixíssima renda.

Nossa Casa

Já os municípios de João Neiva e Jaguaré serão os próximos contemplados pelo Programa Nossa Casa. O investimento de R$ 257.429,20 será aplicado na contrapartida do Governo do Estado para a construção de 39 unidades habitacionais em João Neiva e 34 em Jaguaré. O restante dos recursos foi adquirido pelas prefeituras, junto à CEF, dentro da Resolução nº460/04 – Operações Coletivas FGTS.

Ponto Belo foi a primeira cidade capixaba a assinar o convênio com o Governo, sendo beneficiada pelo Programa, com a construção de casas populares que vão abrigar 85 famílias. O investimento do Estado neste município foi de R$ 182.027,48.

Minha Casa

Durante a solenidade da próxima quarta-feira também serão assinados os convênios para a construção de 36 unidades habitacionais em Apiacá, para a reforma de 32 casas de famílias vítimas de enchente em Alegre e para a disponibilização de recursos para que a prefeitura de São José do Calçado adquira um terreno para a edificação de habitações populares.

O Programa já contemplou os municípios de Vila Velha, com 350 unidades no Residencial Jabaeté, Conceição da Barra (53), Pedro Canário (23), João Neiva (10) e Pancas (15). Ainda estão sendo construídas 121 casas populares em Vila Oásis, em Cariacica.

Em Vila Oásis estão sendo construídas 121 unidades.

A maior parte dos recursos aplicados no programa Minha Casa, totalizando R$ 10.910.256,00, até o momento, são provenientes do Governo do Estado, e proporcionarão o atendimento a 640 famílias.

Karlla Hoffmann
Assessoria de Comunicação da Sedurb / Cohab-ES