25/09/2012 08h53 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

Governo do Estado inaugura obras em Rio Bananal

Duas novas pontes agora reforçam a mobilidade em Rio Bananal e o muncípio conta, também, com pavimentação asfáltica na Avenida 14 de setembro. Todas essas obras foram inauguradas na tarde deste sábado (15) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e pela Secretaria Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O governador Renato Casagrande falou sobre a importância das intervenções. “A obra de pavimentação demonstra o nosso compromisso em interiorizar o desenvolvimento e trazer melhores condições de vida para a população da região. Pavimentar é criar condições de desenvolvimento, é incluir e acima de tudo gerar oportunidades”.

Para o governador Casagrande, o Governo do Estado está reafirmando o compromisso de levar investimentos para todos os municípios capixabas. “Estamos promovendo o desenvolvimento regional equilibrado. Vamos investir R$ 1,5 bilhão em recursos para obras de infraestrutura, repasse de equipamentos, entre outros, mesmo nesse período em que o mundo enfrenta uma crise econômica, que afeta o nosso Estado, e os municípios perdem repasse de imposto com as novas regras do Fundap”, avaliou Casagrande.

Asfalto em Rio Bananal

Para a execução das obras foram investidos R$ 576.434,92, sendo exclusivos do Governo do Estado. A obra vai garantir mais mobilidade urbana para pedestres e para todos que trafegam pela Avenida.

O Secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, destacou outros investimentos na região. “São quase 1,5 milhão de investimentos em pavimentação na região. Hoje inauguramos a pavimentação da Avenida 14 de setembro e mais outras obras estão em andamento, incluindo a construção de uma ponte no bairro São Sebastião. São investimentos importantes que visam garantir a permanência do cidadão no seu lugar de origem e proporcionar ferramentas que propiciam a melhora de vida dos moradores”.

Novas pontes melhoram mobilidade no município

Foi inaugurada a ponte que dá acesso à Escola Família Agrícola do município. O investimento foi de R$ 330 mil em convênio com a Prefeitura Municipal, que também contempla a ponte da comunidade de Barra de São Francisco. Os recursos foram repassados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O secretário Enio Bergoli frisou a importância dos programas da Seag para o desenvolvimento da agricultura capixaba. “Temos ações voltadas à melhoria da infraestrutura produtiva, à pavimentação de estradas, ao crédito rural, entre outros, para desenvolver o interior capixaba. O Governo do Estado está contribuindo para aumentar a competitividade das propriedades familiares e proporcionar resultados ainda melhores”, destacou.

A antiga ponte que dava acesso à Escola Família Agrícola seria interditada por causa das péssimas condições em que estava. Feita de madeira, não deu tempo de a prefeitura proibir a passagem porque as fortes chuvas de março levaram a ponte na enxurrada. Segundo o agricultor Ederaldo Endringer, os moradores que dependiam da ponte tinham de pegar outro caminho para chegar ao centro de Rio Bananal.

“Nós tínhamos medo de passar pela ponte de madeira porque víamos que ela estava caindo. Então, precisávamos dar a volta por uma estrada de chão muito ruim, com muitas porteiras e bem mais longe para chegar à cidade”, contou. Com a nova estrutura, os veículos que transportam as produções de café, coco e eucalipto têm facilidade em chegar ao local.

Assessoria de Comunicação da Sedurb/Idurb-ES

Priscila Contarini
3636-5021 / 9645-4694 comunicasedurb@gmail.com priscila.contarini@sedurb.es.gov.br

Twitter: @SedurbEs