06/09/2007 18h30 - Atualizado em 18/08/2015 10h46

Governo do Estado inaugura quiosques em Guarapari

Foi inaugurado na noite desta quinta-feira (06) o complexo Caranguelua, que conta com novos quiosques e uma estrutura diferenciada para os turistas, compondo um novo visual para a Praia dos Namorados, no município de Guarapari. Além disso, o Governo do Estado também entrega à população a reestruturação da Praça Irineu José Vicente, a ‘Pracinha do Bradesco’.

O evento contou com a presença do governador em exercício e secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Ricardo Ferraço, e do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun.

Rodrigo Chamoun homenageou o promotor público de Guarapari, Marco Antônio Nogueira, as técnicas da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes) e William Galvão, diretor geral da Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial pelo empenho no desenvolvimento do programa de recuperação turística de Guararapi. Foram entregues os quiosques aos novos donos, Renato Da Hora e Fábio Capistrano, sendo que Chamoun pediu a eles que zelem pelo presente.

“Eu descrevo Guarapari como uma linda mulher que sofreu um acidente e se feriu gravemente, onde a maquiagem já não resolve mais. Então ela precisa de mãos cirúrgicas para que volte a ser linda. Essas mãos são do Governo do Estado, por meio dessas obras entregues hoje e as próximas que estão vindo, como a orla central, a Praia do Morro, a Praia de Setiba, Meaípe e Praia do Riacho”, disse Chamoun.

“Fizemos um esforço para entregar esta obra na véspera do feriado para que a população de Guarapari e os visitantes pudessem aproveitar o local durante os próximos dias de descanso. Somente na área de saneamento básico, a nossa meta é muito ousada. Vamos investir na recuperação de mangues e tratamento de resíduos sólidos. Serão R$ 60 milhões de investimentos para garantir que, até 2010, Guarapari tenha 90% do esgoto de tratado”, afirmou Ricardo Ferraço em seu discurso.

Um luau, com mesa de frutas tropicais e várias flores, marcaram o evento. Também não poderiam faltar as delícias do litoral do Espírito Santo, como a moqueca capixaba e pratos típicos da região.

Um telão exibiu as últimas obras realizadas pelo Governo do Estado na ‘Cidade Saúde’ e os novos empreendimentos que estão previstos para o município, dentro do Programa de Recuperação Turística de Guarapari. Entre eles estão a urbanização da orla central, da Praia do Morro e da Praia do Riacho.

Obras

As obras são uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), autarquia subordinada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), e foram executadas pela Tomazelli Engenharia.

Os projetos foram contratados pela Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), sendo o Caranguelua elaborado pela Mafra Arquitetos Associados e a Praça Irineu José Vicente, por Gregório Repsold.

Foram investidos R$ 810 mil na construção do complexo Caranguelua, que contará com dois quiosques bem estruturados; dois banheiros públicos para uso liberado aos turistas; rampas e escadas de acesso à praia, com atenção aos portadores de necessidades especiais. E, ainda, um mirante na parte superior do complexo, que possibilitará aos visitantes visualizar o mar e a lua: um espaço criado em homenagem ao público romântico, que deu o nome à bela praia de “areia morena”.

Quiosques

A Sedurb assinou nesta quinta-feira (06) o Termo de Entrega de Obra, juntamente com a Prefeitura de Guarapari, que recebe os equipamentos e, por meio do Contrato de Permissão, os repassa aos quiosqueiros selecionados para utilizar o local. Os processos de seleção e indenização dos permissionários são de responsabilidade da administração municipal.

Os quiosqueiros e funcionários que atuarão nas novas edificações receberam treinamentos ministrados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), com cursos de capacitação nas áreas de elaboração de cardápio, qualidade no atendimento ao turista, Programa de Alimento Seguro (PAS), cooperativismo e planejamento financeiro.

Praça Irineu José Vicente

Durante o evento, foi inaugurada a Praça Irineu José Vicente, que terá como novidade o piso emborrachado no playground, minimizando, assim, os efeitos das quedas das crianças durante as brincadeiras, e facilitando a manutenção e a limpeza.

Parte da praça permanecerá com as características originais, pois além do público infantil, é ponto de encontro de grupos da terceira idade, que utilizam o local para jogar baralho e dominó e usufruem de uma área de eventos, onde realizam uma tradicional seresta.

Buscando um toque de modernidade, o projeto modificou a estrutura de duas bancas de revistas que existiam na praça. Elas foram remodeladas, passando a funcionar como um único módulo – frente e fundos – sendo uma concepção futurista, com estrutura de vidro e aço inox.

Assessoria de Comunicação do Iopes
Gustavo Tenório