12/11/2013 09h58 - Atualizado em 18/08/2015 14h10

Governo do Estado investe em infraestrutura urbana no município de Colatina

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está levando mais um importante investimento para o município de Colatina no valor de R$ 2.618.636,87, exclusivos do Governo do Estado. Serão feitas obras no acesso que liga o contorno da BR 259 ao futuro polo industrial do município. A estrada passará por todo o polo, oferecendo mais mobilidade e conforto, facilitando o acesso às novas indústrias e beneficiando diretamente toda a população colatinense.

No polo as empresas ficarão dividas por setores, sendo os principais os de móveis e de vestuário. A implantação da área visa criar e fortalecer o desenvolvimento da economia colatinense, criando empregos e gerando renda.

Uma das empresas já confirmadas para se instalar na região é a fábrica gaúcha de cozinhas de aço, Bertolini. A indústria irá se instalar em uma área de 50 mil m², com um investimento de R$ 82 milhões e capacidade de produção de 100 toneladas por dia. A previsão é de que as obras durem 15 meses. Durante a instalação da empresa serão gerados aproximadamente 370 empregos. Já em funcionamento, a previsão é de que sejam contratados mais 550 funcionários em diversas áreas.

Para o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, as obras confirmam a preocupação do Governo do Estado em tornar os municípios capixabas fortes economicamente e desenvolvidos socialmente. ‘Essas obras são a confirmação da nossa preocupação com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da Grande Vitória. Estamos trabalhando para a melhoria da infraestrutura para, assim, chegarmos ao crescimento ideal nas outras áreas sociais”, pontuou Casado.

Localizada na microrregião Centro-Oeste, Colatina possui uma área de 1.439 quilômetros quadrados, com mais de 111 mil habitantes, sendo 80% na área urbana e 20% na zona rural. Estrategicamente localizada no centro do Estado, a cidade registra a maior potencialidade econômica da região.
A intervenção é fruto de convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Colatina. De acordo com o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, a obra, que é fruto de parceria da Sedurb com a prefeitura é um marco na história do município. “Este polo concretiza a retomada de um crescimento já iniciado há alguns anos. A instalação de novas empresas trará mais renda e dinamismo para a economia do nosso município”, frisou Leonardo.

O secretário municipal de Obras, João Goldner, destacou que a construção do acesso vai possibilitar que novos empreendimentos cheguem ao município mais rapidamente. "O acesso é uma obra essencial, de grandes investimentos e que vai significar mais desenvolvimento para o município. A previsão é de que a obra seja concluída até o final do ano", comemorou Goldner.

Economia do município

Tendo como maior produto agrícola o café conilon, Colatina também se destaca na fruticultura e na produção hortigranjeira. O município tem ainda uma atuação marcante na indústria e comércio, com destaque para o polo de confecções de roupas, com mais de 500 empresas e a indústria moveleira conhecida nacionalmente.

Há também a facilidade do escoamento da produção, devido à facilidade da ligação com as principais vias federais rodoviárias, ferroviária e portuária.

Geração de empregos

Sávio Colodetti, engenheiro civil da Prefeitura de Colatina, destaca que a construção do polo irá fomentar a geração de empregos diretos e indiretos. “Só para a sua construção serão contratados cerca de 1.500 profissionais. Quando estiver concluído este número será ainda maior”, frisou Colodetti.

Outros Investimentos na região

O Governo do Estado em parceria com os municípios capixabas tem realizado diversas obras que visam garantir à população mais qualidade de vida, mobilidade urbana e acesso a serviços públicos oferecidos nas regiões. Por isso a microrregião Centro-Oeste capixaba tem sido contemplada com obras de pavimentação de vias urbanas, construção de muros de contenção, calçamento e drenagem pluvial, totalizando investimentos de R$ 33.921.265,17, sendo R$ 33.097.882,90, exclusivos do Governo do Estado. Todos esses investimentos são parte de programas do Governo Estadual, tais como: Rua Nova, Bem Melhor e Estado Presente que visam à melhoria na estrutura dos municípios e na qualidade de vida de sua população.

Estado Presente

Ruas pavimentadas, com sistema de drenagem e moradia, contribuem para que pessoas vivam com mais qualidade de vida, segurança e dignidade. Por isso, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), tem realizado grandes investimentos nessas áreas.

Nas regiões atendidas pelo Estado Presente estão sendo investidos cerca de R$ 85 milhões para a realização de obras como pavimentação e drenagem de vias, beneficiando mais de 200 ruas.
Os bairros que recebem as intervenções ainda possuem infraestrutura precária ou precisam de melhorias em suas ruas e drenagens. Em períodos chuvosos do ano os alagamentos são constantes e em alguns locais o tráfego de veículos e pessoas fica impedido, além de causar grandes prejuízos materiais e afetar a saúde da população por incidência de doenças de veiculação hídrica.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini