07/08/2009 11h58 - Atualizado em 18/08/2015 10h54

Governo do Estado investe mais de R$ 1,4 milhão em dois municípios capixabas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assinou convênio com os municípios de Atílio Vivácqua e Muniz Freire para realização de obras de melhorias urbanas. O valor total dos dois convênios é de R$ 1.424.373,93. O repasse do Estado será de R$ 1.419.839,03, o que representa quase 100% do total do investimento nas obras.

Em Atílio Vivácqua, o investimento do Governo do Estado de R$ 1.339.839,03 será para pavimentação de 3.138 metros de calçada na extensão das avenidas do Contorno e Nossa Senhora Aparecida. Segundo a arquiteta da Sedurb, Ana Miriam Chã, disse que entre estas avenidas ainda será feita uma interseção. “Entre as vias será construída uma rotatória de 2014,3 m2 e um trabalho de paisagismo será executado com a colocação de canteiros no centro da rotatória e das avenidas. Ainda neste local, será duplicada a pista da ponte que passa sobre o Rio Muqui”, explica. A ponte hoje possui 26 metros de vão e 8,8 metros de largura.

O engenheiro civil da Prefeitura de Atílio Vivácqua, Zilmar Geaquinto Silhio, ressalta a importância da obra para a cidade situada na Região Polo Cachoeiro e de pouco mais de nove mil habitantes, segundo dados da administração municipal. “Com essa obra, o tráfego do Centro irá melhorar, o que trará, consequentemente, mais segurança para o trânsito de veículos da região. O Centro do município está apresentando um grande crescimento e, com certeza, essa parceria também contribuirá com o desenvolvimento dessa região”.

Em Muniz Freire, cidade integrante da Região do Caparaó, no sul capixaba, será pavimentada a Rua Antônio Carlos Lúcio, no bairro Santa Terezinha. De acordo com o secretário de Planejamento do município, Mário Luis Areas, “a rua é residencial e, com a intervenção de 130 metros, cerca de 100 moradores serão beneficiados”. O montante a ser aplicado é de R$ 84.534,90, sendo que 95% dos recursos serão repassados pelo Governo do Estado.

Com estes convênios, o investimento em obras de diversos portes e em vários municípios capixabas já soma R$ 77,7 milhões, sendo recursos repassados pela Sedurb de quase R$ 70 milhões. São intervenções de melhorias urbanas que trazem benefícios para a população, sendo realizadas por meio de parcerias entre Governo do Estado e as prefeituras municipais, a partir da celebração de convênios.

Outros convênios

Em Atílio Vivácqua mais dois convênios foram firmados com a Sedurb e a execução das obras já foi concluída. Foi realizada a pavimentação da Rua Manoel Pio, e parte das ruas Projetadas nº 01 e 16, ruas Projetadas nº 17 e 18 e da Avenida Nossa Senhora da Penha, todas no bairro Alto Niterói. O investimento total para execução das obras foi de R$ 360 mil.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva