02/10/2009 11h30 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Governo do Estado investe mais de R$ 26 milhões em obras de melhorias urbanas em Vila Velha

O vice-governador Ricardo Ferraço participou, na manhã desta sexta-feira (02), de solenidade em Vila Velha, quando foi anunciada para a próxima semana a publicação do edital de concorrência pública para realização da segunda etapa das obras de reabilitação e restauração da Avenida Carlos Lindenberg. Do total de R$ 21.976.197,16, serão investidos pelo Governo do Estado R$ 21,5 milhões, recursos que fazem parte do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos – 2009.

O convênio assinado no último dia 25 de setembro entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com a Prefeitura de Vila Velha, prevê a execução de drenagem, pavimentação e urbanização, com a construção de calçadas e ciclovia no trecho de seis quilômetros que compreende os entroncamentos da Rodovia Darly Santos e da Avenida Jerônimo Monteiro, no bairro Jaburuna.

A obra irá beneficiar mais de 40 mil motoristas que trafegam diariamente pela Avenida. “Nós providenciamos a contagem do tráfego recentemente e identificamos que o fluxo diário na Avenida Carlos Lindenberg é de aproximadamente 44 mil veículos”, disse o engenheiro civil da Secretaria de Infraestrutura, Projetos e Obras Especiais da prefeitura de Vila Velha, Roberto Médice.






O subsecretário de Estado de Saneamento e Habitação, Eduardo Loureiro Calhau, destacou a importância dos investimentos em Vila Velha. “Nos últimos dias o Governo do Estado firmou dois convênios com a prefeitura, cujo investimento ultrapassa os R$ 26 milhões. Iniciaremos a segunda etapa da Lindenberg, que irá trazer relevantes benefícios e melhorar a qualidade do tráfego de uma das vias mais importantes do município. E também iniciaremos pavimentação de ruas em oito bairros de Vila Velha”.




Também serão investidos mais R$ 4.572.877,00, para recuperação e capeamento asfáltico (última camada do asfalto) em dez ruas dos bairros Divino Espírito Santo, Boa Vista, Cristóvão Colombo, Rio Marinho, Praia da Costa, Nossa Senhora da Penha, Boa Vista e Santa Inês. Os dois convênios em melhorias urbanas somam um investimento de R$ 26.072.877,00 e fazem parte do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos – 2009.




“É com muita alegria que estamos mais uma vez em Vila Velha para confirmar um investimento tão importante, não só para o município, mas para todos os milhares de capixabas que precisam encontrar a Avenida Carlos Lindenberg em condições ideais. A parceria que estabelecemos com a prefeitura para realizar o trabalho é forte e a conclusão da primeira etapa comprova isso. Não há tempo a perder e temos que continuar investindo no que dá certo, para que Vila Velha recupere com rapidez o tempo perdido”, destaca o vice-governador, Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos.




A assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura permite que o município publique o edital de concorrência pública para contratar as obras, o que será feito nesta segunda-feira (05). “Vivemos um tempo onde o que interessa é o trabalho, com energia para garantir intervenções importantes que melhorem a qualidade de vida no dia-a-dia do cidadão. A realidade do Espírito Santo já é outra e estamos contentes com as conquistas, mas temos o desafio de seguir com os avanços, e eles não vão parar. Sem tirar os pés do chão, estou muito otimista que com a revitalização total da avenida, aliado à construção do viaduto no cruzamento com a Darly Santos, chegarão ao fim os inúmeros problemas que tanto atormentavam todos que acessam Vila Velha por esta região”, completa Ricardo.



Primeira etapa da obra


O custo total da primeira etapa das obras de revitalização da Avenida Carlos Lindenberg foi de aproximadamente R$ 13 milhões, sendo recursos repassados pelo Governo do Estado, por meio da Sedurb, de R$ 10 milhões.

As obras que estão em fase de conclusão se estendem em um trecho de quase dois quilômetros entre a Transportadora Continental, no bairro Cobilândia, até o entroncamento com a Rodovia Darly Santos.

As obras de drenagem, pavimentação e revitalização estão trazendo benefícios para os motoristas que trafegam por esta importante via construída em 1951, durante o governo Jones dos Santos Neves.

Avenida Carlos Lindenberg - História


A via foi construída durante o governo de Jones dos Santos Neves, com pista simples, sem acostamento e com aproximadamente 10 quilômetros. Foi inaugurada durante as comemorações do 4° centenário de Vitória, em 08 de setembro de 1951, tendo sido o primeiro trecho efetivamente asfaltado no Espírito Santo. Ainda sendo uma rodovia, recebeu o nome em homenagem ao ex-governador Carlos Lindenberg.

No governo Arthur Carlos Gehardt (1971 a 1974), a Rodovia Carlos Lindenberg foi duplicada, passando a ter nove metros de pista em cada lado, com acostamentos de, em média, dois metros de largura. Alguns trechos têm acostamento reduzido, como o que vai do bairro Santa Inês até a Glória.

Thiago Guimarães / Secom




A função da rodovia era criar uma espinha dorsal para sustentar o sistema viário do município, permitindo o acesso a diversos bairros das regiões continental, central e litorânea de Vila Velha. Além disso, substituiu o antigo caminho, que passava por Aribiri e saía no bairro São Torquato.

O sistema de drenagem na época foi criterioso, considerando ser a região plana e baixa e atendendo ao que era proposta até então. Com o crescimento da região, a via foi afetada, especialmente em períodos de chuva.

Até a década de 1950, o transporte coletivo era feito por meio de bondes, inaugurados em 1912, constituindo um marco romântico na vida da população. O bonde foi de grande importância para os capixabas, em especial para os moradores Vila Velha. A construção da Ponte Florentino Avidos, inaugurada em 1928, também é considerada um dos marcos do desenvolvimento urbano da Região Metropolitana.

Thiago Guimarães / Secom




A partir de 1951, com a inauguração da então Rodovia Carlos Lindenberg, começou o declínio do transporte por bondes e a população passou a dar preferência aos ônibus. Desde 1998, passou a ser Avenida, depois de ser municipalizada, deixando de fazer parte do sistema rodoviário estadual.

Convênios


A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano já realizou, desde a sua criação em 2007, 121 convênios, com quase 60 municípios capixabas para realização de obras que vão desde pequenos trechos de ruas pavimentadas até intervenções como a executada na Avenida Carlos Lindenberg, no município de Vila Velha.

De acordo com o coordenador de Convênios da Sedurb, José Carlos Martins Coelho, “nesta modalidade de convênios, já foram investidos mais de R$ 110 milhões, sendo 91% deste total (R$ 101.027.686,00), recursos provenientes do Governo do Estado. Além disso, com as obras de melhoramentos urbanos são gerados anualmente aproximadamente 700 empregos”, destacou.

“Os convênios são celebrados após a análise de viabilidade técnica feita pela equipe de profissionais da Sedurb, verificação da capacidade de investimento do Governo do Estado e cumprimento de toda a tramitação exigida por lei. A primeira parcela dos recursos é repassada aos municípios quando o convênio é publicado no Diário Oficial. As prefeituras são responsáveis pela licitação, contratação e fiscalização das obras. A equipe técnica da Sedurb acompanha a sua execução e verifica se as intervenções estão sendo realizadas de acordo com as exigências conveniadas. Após cada avaliação e constatação do cumprimento do cronograma de execução, são repassadas as outras parcelas”, explicou José Carlos.

Thiago Guimarães / Secom




A ampliação das parcerias entre o Governo do Estado, por intermédio da Sedurb, e os municípios, estão contribuindo para mudar a paisagem e ampliar a segurança e a qualidade de vida das cidades e da população. Drenagem, pavimentação, obras de reurbanização, esgotamento sanitário, construção de galeria pluvial e de muro de contenção, reforma de praça, construção de pontes e escadaria, são alguns exemplos das intervenções realizadas em cidades capixabas, a partir da celebração dos convênios.

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Crédito Romero Mendonça / Secom











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