23/04/2014 06h23 - Atualizado em 18/08/2015 14h14

Governo do Estado já investiu mais de 220 mi em infraestrutura na Região Metropolitana

A parceria entre o Governo do Espírito Santo e os municípios da Região Metropolitana do Estado já investiu mais de R$ 220 milhões nas áreas de infraestrutura, mobilidade e desenvolvimento urbano. Por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), foram celebrados convênios para a realização de obras como: construção de praças, drenagem e pavimentação de vias, limpeza e desobstrução de canais, revitalização e urbanização de centros urbanos e dos principais pontos turísticos da região.

Primeira região na divisão regional do Estado, a Região Metropolitana ou Grande Vitória é composta por sete municípios, sendo eles: Vitória, Cariacica, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha e Fundão.

Nos últimos três anos o município de Vitória, capital capixaba, já recebeu mais de R$ 30 milhões em investimentos para a melhoria urbana da cidade. Uma das principais intervenções foi realizada no bairro Nova Palestina, na Grande São Pedro. A urbanização do Canal da Orla, que contou com investimento de R$ 5.082.812,23, levou mais conforto e uma nova opção de lazer para os moradores, além de contribuir para valorização dos imóveis da região.

As obras, que fazem parte do Programa Bem Melhor, contemplaram a implantação de iluminação, playgrounds, ciclovia, bancos de concreto, paisagismo, dentre outros serviços. A intervenção é fruto de convênio firmado com a Prefeitura de Vitória e beneficia uma das áreas atendidas pelo Programa Estado Presente.

Inaugurada em janeiro, a obra proporcionou um novo cenário para os moradores do bairro. Com praça, área de lazer e academia popular, a Orla, nem de longe lembra o canal a céu aberto de antes. O professor do projeto Música que Transforma e morador do bairro, Flávio Pereira, falou da importância das obras para a região.

“A construção da orla traz para o bairro um novo olhar para esta área, pois agora temos um espaço para caminhadas, prática de esportes. Acima de tudo, transformamos um local ocioso em um espaço que poderá ser utilizado por toda comunidade”, frisou Flávio.

Já no município da Serra foram investidos mais de R$ 70 milhões em obras que contemplam: drenagem e pavimentação de vias, recuperação da malha viária da Grande Laranjeiras, projetos para drenagem do Rio Jacaraípe, reabilitação da malha viária do bairro Jardim Tropical e complementação das obras do Contorno de Jardim Carapina.

Alguns moradores e comerciantes do bairro, já comemoram os investimentos. “As obras são essenciais para o desenvolvimento de Laranjeiras. Só exemplificando, teremos aumento no número de vagas de estacionamento porque as que temos não atendem mais às demandas. Muita gente deixa de vir ao bairro porque a estrutura já não comporta o grande número de pessoas”, declarou Maria Estela Trancoso, lojista do bairro.

Terceiro município mais populoso do Estado, Cariacica também foi contemplado com obras de Sedurb. Entre 2011 e o início deste ano já foram investidos R$ 30.487.177,37 em obras para drenagem e pavimentação de vias. Em 2012 o Governo investiu em obras de drenagem e pavimentação de 158 ruas em 35 bairros da região, totalizando uma área de 31.856 m² de extensão, levando mobilidade e qualidade de vida a mais de 4.000 mil pessoas que transitam diariamente pelas vias. Os investimentos somaram R$ 28 milhões, exclusivos do Governo do Estado.

Guarapari é conhecido como um dos principais atrativos turísticos do Espírito Santo. Com belas praias e uma beleza natural exuberante, o município possui grande capacidade para crescimento econômico e social. Tendo em vista estas especificidades, em 2013, o Governo do Estado por meio da Sedurb, investiu cerca de R$ 13 milhões em obras de drenagem e pavimentação de vias, levando conforto, mobilidade e segurança para a população local.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini