24/01/2008 11h05 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Governo do Estado lança edital de licitação para obras da Orla Central de Guarapari

O Governo do Estado lançou oficialmente, nesta quinta-feira (24) o edital de licitação para as obras de urbanização da Orla Central de Guarapari. O projeto é mais um dos empreendimentos previstos pelo Programa de Revitalização Turística de Guarapari, do Governo Estadual. As praias da Areia Preta, do Meio, das Castanheiras e das Virtudes vão ganhar uma nova roupagem, com quiosques modernos, banheiros, centro de apoio à 3ª idade, calçadão e paisagismo. Os investimentos somam R$ 5,5 milhões, sendo R$ 1,1 milhão provenientes do Ministério do Turismo e R$ 4,4 milhões de contrapartida do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O edital de licitação para contratação de uma empresa para a execução das obras foi publicado no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (22) e a abertura para as propostas acontece no dia 28 de fevereiro deste ano. O secretário de Estado, Rodrigo Chamoun, explica que “todas as etapas do processo estão sendo cumpridas legalmente”.

Os detalhes do projeto foram apresentados à imprensa em Guarapari.

Segundo ele, esta obra é uma das mais esperadas pela população local e pelos turistas que freqüentam o balneário. “Vemos a real necessidade e urgência de iniciar os trabalhos para que Guarapari, que vem sofrendo com o desgaste do turismo, consiga resgatar o seu verdadeiro lugar. Um dos grandes objetivos dessa obra é proporcionar locais para apreciação das belezas naturais do balneário”, acrescentou.

Projeto do Centro

O projeto de urbanização da orla central prevê toda a estruturação das praias da Areia Preta, do Meio, das Castanheiras, dos Namorados e das Virtudes. Na Praia da Areia Preta, na área próxima ao Radium Hotel, haverá a ampliação das vagas de estacionamento e a construção de um Módulo de Apoio ao Exercício.

Perspectiva da Praça do Radium Hotel.

A Praça Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Praça do Coronado, receberá uma grande área de lazer, além de 09 quiosques divididos em três módulos. Seis deles vão estar na Praia do Meio. Também serão construídos banheiros públicos e um Centro de Informações Turísticas. A Praia das Castanheiras terá uma praça integrada ao Beco da Fome. Nesse local, a avenida será elevada ao nível da calçada, o que diminui a velocidade dos veículos e prioriza a travessia de pedestres, além da criação de 51 vagas de estacionamento, ao longo de toda orla.

Perspectiva da Praça do Coronado.

O Largo das Castanheiras será uma grande área de lazer na subida para a Praia dos Namorados. Mais próximo à Praia das Virtudes haverá um mirante. Todo o trajeto da orla ainda terá um calçadão e uma pista para caminhada.

Perspectiva do Largo das Castanheiras.

Programa de Revitalização Turística de Guarapari

O Programa de Revitalização Turística de Guarapari foi elaborado por técnicos da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes) e, atualmente, é gerenciado pela Sedurb. Por meio deste programa, o balneário já recebeu de presente do Governo do Estado a reforma do Mercado Municipal de Peixe, urbanização das praias da região da Enseada Azul, em Nova Guarapari, o asfaltamento da estrada de acesso à Praia de Setiba, pavimentação de várias ruas e avenidas em diversos bairros, além de ampliação do sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.

O Complexo Caranguelua foi inaugurado em setembro do ano passado.

A famosa Praia dos Namorados também foi totalmente reurbanizada, com a construção do Complexo Caranguelua, e ainda foram reformadas a Praça Irineu José Vicente, conhecida como “Pracinha do Bradesco” e a Travessa Palmerindo M. de Souza, o “Beco da Fome”. Ao todo foram investidos mais de R$ 31 milhões em obras na “Cidade Saúde”. O Programa ainda prevê a reurbanização da Orla da Praia do Morro e do canal de Guarapari, a pavimentação da Praia do Setiba, entre outros empreendimentos.

Serviço:
A abertura para as propostas da licitação acontece no dia 28 de fevereiro, às 14h30, na sede do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), na Av. Luciano das Neves, nº 602, Ed. Center Office, 5º andar, em Vila Velha. Mais informações pelos telefones (27) 3320.8555 e 3320.8527.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Karlla Hoffmann