29/01/2010 16h04 - Atualizado em 18/08/2015 11h02

Governo do Estado lança projeto de urbanização e entrega equipamento agrícola em Alto Caxixe

Durante a abertura da tradicional Festa do Tomate, no distrito de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, o Governo do Estado apresentou o projeto executivo que propõe a reurbanização e adequação dos espaços públicos do Distrito. Também foi assinado, com a Prefeitura Municipal, um termo de concessão de uso de um trator agrícola. As ações foram viabilizadas por meio das secretarias de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A abertura oficial aconteceu na tarde desta sexta-feira (29) e foi realizada pelo prefeito municipal, Dalton Perim.

O projeto foi apresentado aos convidados pelo subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Loureiro Calhau, que iniciou destacando a importância da iniciativa para a região. "O projeto se preocupa, principalmente, com a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessa região. A proposta utiliza todo o potencial rural, turístico e se preocupa em ordenar a ocupação do Distrito, em proteger o meio ambiente, de maneira economicamente sustentável”.

O projeto de infraestrutura urbana, de edificações de uso público, de urbanização e paisagismo engloba intervenções na área central da comunidade, como reforma e ampliação da Praça do Tomate, reforma do Ginásio de Esportes, implantação do Centro de Múltiplo Uso e implantação de Via Projetada, além da criação de identidade visual, por meio de placas de sinalização turística e de pontos de ônibus ao longo da Avenida Caxixe e da Avenida Projetada.

O projeto prevê para a Praça do Tomate a construção de playground, quadra de bocha, áreas comuns de lazer e um tomateiro artificial. O Ginásio de Esportes será reformado interna (pintura e reparos) e externamente (bar e varanda).

Segundo o produtor rural e um dos organizadores da Festa do Tomate, Genésio Cesconetto, esse projeto poderá trazer vários benefícios para a região. “Com certeza a implantação de um projeto como esse irá valorizar, organizar e melhorar o lazer da nossa comunidade. Alto Caxixe cresceu desordenadamente, sem organização e planejamento. Ficamos felizes com essa iniciativa e ansiosos para que o projeto se torne uma realidade”, destacou.

Para execução do projeto executivo, foram investidos R$ 360,7 mil. A apresentação aconteceu dentro da programação do Encontro Técnico de Tomate, no galpão localizado ao lado da Igreja Católica do Distrito.

O encontro marcou a abertura da 24ª edição da Festa do Tomate, que prosseguirá até o próximo domingo (31). A festa tem o objetivo de levar informações e inovações para os produtores da região, onde o tomate é um dos frutos mais cultivados.

Participaram ainda o secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli; o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo; o vice-presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Chamoun; o deputado estadual, Cacau Lorenzoni; o presidente da Câmara de Vereadores, Marco Antonio Grillo; o secretário Municipal de Agricultura, Domingos Sávio; outros secretários municipais e autoridades locais.

Alto Caxixe

Alto Caxixe é um distrito localizado a aproximadamente 15 quilômetros da sede de Venda Nova do Imigrante e é cortado pela Rodovia dos Produtores. O distrito cresceu de forma desordenada devido à imigração massiva de pessoas que buscavam emprego nas lavouras da região e, atualmente, apresenta um loteamento irregular, conhecido como “Dordenone”.

O projeto contratado propõe, então, iniciativas de infraestrutura urbana e paisagismo que possam conter as moradias irregulares, além de proporcionar melhor qualidade de vida para a população, desenvolvendo o potencial agroturístico do local e valorizando os belos visuais formados pelos Parques de Pedra Azul e Forno Grande.

Venda Nova do Imigrante é o maior produtor de tomate do Estado, e na comunidade do Alto Caxixe, onde é realizada a festa, está a maior concentração do produto.

Assessoria de Comunicação da Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva