15/12/2011 12h25 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo e Caixa assinam contrato de R$ 53 milhões para revitalização do Rio Marinho nesta sexta-feira (16)

O Governo do Espírito Santo e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinam nesta sexta-feira (16), o contrato de implantação do projeto de desassoreamento e revitalização da Calha e Rio Marinho,que cortam os municípios de Vila Velha e Cariacica. A solenidade será realizada no Palácio Anchieta, às 9 horas, com presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, dos prefeitos Neucimar Fraga e Helder Salomão, e do superintendente da CEF de Vitória, Antônio Carlos Ferreira.

Por intermédio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o Governo investirá em parceria com a Caixa R$ 70,5 milhões na execução do projeto, que envolveobras de limpeza e dragagem do rio; construção de parques lineares; requalificação dos espaços degradados; execução de ações de preservação ambiental com a implantação de sistema de monitoramento de informação hidroclimáticas; e reassentamento de famílias que residem às margens do leito do Marinho.

Aproximadamente 190 mil moradores dos municípios beneficiados que residem em áreas consideradas de risco serão favorecidos diretamente com as intervenções. Inicialmente serão investidos R$ 53 milhões para a execução do projeto, sendo R$ 42,4 milhões provenientes de financiamento da Caixa e mais R$ 10,6 milhões de contrapartida do Governo do Estado.

“A revitalização do Rio Marinho é uma intervenção que atenderá não só os dois municípios em questão, mas terá impacto positivo em toda a Grande Vitória. Vamos assinar um contrato que envolve a recuperação dos espaços e melhoria da mobilidade urbana. É fundamental que a população, as lideranças comunitárias e os gestores públicos compareçam e participem desse momento, pois estamos investindo na requalificação de áreas degradadas”, reforçou o secretário Iranilson Casado.

Serviço: Assinatura de contrato do projeto de revitalização do Rio Marinho, entre Vila Velha e Cariacica.
Data: 16 de dezembro (Sexta-feira).
Horário:09 horas
Local:Palácio Anchieta – Salão São Tiago.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / RaoniHuapaya