16/03/2008 14h44 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Governo e mais 14 prefeituras assinam protocolo de intenções para implantação do projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’

Mais uma vitória no combate aos lixões no Estado. Os 14 municípios da Região Norte decidiram assinar o Protocolo de Intenções para adesão ao Projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’. O encontro dos prefeitos com os secretários de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodrigo Chamoun, e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Maria da Glória Abaurre, para assinatura do documento, acontece nesta segunda-feira (17), às 10 horas, no Palácio da Fonte Grande, 5º andar.

De acordo com os estudos realizados por uma equipe multidisciplinar do Governo do Estado, os municípios que compõem a Região Norte são: Ecoporanga, Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pedro Canário, Pinheiros, Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Mateus e Jaguaré. Esta região é completamente desprovida de um sistema de destinação final adequada para os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Os 14 prefeitos se animaram logo após ver a adesão dos municípios da região chamada Doce Oeste, que assinaram o documento na última segunda-feira (10). Além disso, as 15 cidades que fazem parte da Região Litoral Sul pediram uma reapresentação do Projeto e pretendem assinar o Protocolo de Intenções esta semana. A apresentação acontece, também, nesta segunda-feira (17), durante um almoço com o governador Paulo Hartung, no Palácio Anchieta, às 11 horas.

Compõem a Região Litoral Sul os municípios de Vargem Alta, Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá. O Governo vai investir aproximadamente R$ 12 milhões na implantação de cada Sistema Regional de Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), com a construção de estações de transbordo e aterros sanitários.

‘Espírito Santo sem Lixão’

Com o objetivo de destinar corretamente 100% do lixo gerado e exterminar do território capixaba todos os lixões existentes, o Governo do Estado lançou o projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’. O Estado vai investir cerca de R$ 50 milhões até 2010 na implantação de quatro Sistemas de Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

No Espírito Santo, um estudo constatou que 26 municípios capixabas depositam seus resíduos em três aterros sanitários licenciados privados, localizados em Aracruz, Cariacica e Vila Velha. Enquanto isso, todas as outras 52 cidades utilizam 102 lixões espalhados pelo Estado.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Karlla Hoffmann