02/06/2011 11h10 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

Governo e Prefeitura autorizam obras de melhorias urbanas em Vila Velha

O governador Renato Casagrande, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado e o prefeito Neucimar Fraga, participaram nesta quarta-feira (01), da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a pavimentação e calçamento de ruas na Barra do Jucu, em Vila Velha. O evento foi realizado às 19 horas na Rua Andorinhas, uma das vias beneficiadas com as intervenções.

Serão pavimentadas e receberão sistema de drenagem as ruas Andorinhas, Bem-te-vi, Sabiás, Rio Branco e Manoel Nunes, na Barra do Jucu, beneficiando direta e indiretamente cerca de cinco mil pessoas que residem no bairro. As obras totalizam 1.217 metros lineares de ruas pavimentadas e ainda 972 metros de drenagem.

As intervenções acontecem por intermédio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura Municipal. No total, o Governo do Espírito Santo fará o repasse de R$ 840 mil, de um total de pouco mais de R$ 1 milhão, para a execução das obras que visam a promover melhorias na infraestrutura urbana da região e, consequentemente, garantir maior mobilidade à população local.

"Nestes cinco meses de governo já autorizamos importantes intervenções em Vila Velha e vamos manter o compromisso de apoiar os municípios em parcerias que privilegiem os cidadãos que mais necessitam da ação dos poderes públicos, e que estão em áreas de maior vulnerabilidade. Todas as secretarias de governo estarão envolvidas diretamente em ações conjuntas, na busca pela melhoria da qualidade de vida da população capixaba”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, reforçou o compromisso do Governo Estadual em levar benefícios a quem mais precisa, promovendo o desenvolvimento das regiões capixabas.

“Essa é mais uma parceria que o Governo firma com Vila Velha visando atender as comunidades. Temos agora essa obra de infraestrutura que atende um clamor da população local, e o governador Renato Casagrande reafirma seu compromisso de levar o desenvolvimento aos municípios, valorizando aqueles que mais necessitam do apoio do Estado”.

Perspectivas

Vários moradores acompanharam a solenidade e pontuaram o que esperam para o bairro com a pavimentação das ruas. Alagamentos, lama e comércio prejudicado, para eles, já começa a ficar no passado.

“Toda obra feita aqui na é útil e bem-vinda. É sempre bom ter e ver projetos assim para o bairro. Sou futuro morador da Barra e espero que todos saiam beneficiados. A região estava desprezada e agora a vitória chegou para todos nós”, declarou o aposentado Sebastião Jorge Martins.

Edinete Mascarenhas

Dona Edinete Vitória Mascarenhas nasceu e foi criada na Barra do Jucu. Acompanhando a evolução do bairro, a cozinheira industrial ressalta que a pavimentação deve dar um novo panorama aos trechos que receberão as intervenções. “Espero que esse calçamento seja bom pra gente. Como habitantes sempre esperamos melhorias. Essa região fica alagada quando chove e o comércio fica muito prejudicado. Vai ficar bom demais e falo isso como moradora que nasceu e desde sempre vive aqui”.

Patrícia Fernandes de Oliveira Dias

“Tem que investir no calçamento mesmo porque é importante para os moradores. Quando chove, por exemplo, ninguém passa. É muita lama. A Barra do Jucu é um local bom para viver e precisava dessa obra”, observou Patrícia Fernandes de Oliveira Dias.

Mais investimentos

Os investimentos do Governo Estadual no município de Vila Velha, por meio da Sedurb, somam R$ 59 milhões. Deste total, somente a pasta de Desenvolvimento Urbano fez o repasse de R$ 58,6 milhões, contemplando obras de infraestrutura urbana como pavimentação de ruas e avenidas, a revitalização de trecho da Avenida Carlos Lindenberg e recapeamento asfáltico.

Ainda em Vila Velha, o Governo investe na construção de 425 casas populares que serão entregues à população de baixa renda ou que vive em áreas consideradas de risco. Para a execução das obras no Residencial Jabaeté, localizado em Terra Vermelha, o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), aplica aproximadamente R$14,2 milhões . Os recursos são exclusivos do Tesouro Estadual.

O lançamento do Programa Estado Presente, de redução da criminalidade, que conta com ações das secretarias de Esportes, Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, dentre outras, e que será levado a mais 29 áreas de vulnerabilidade social em todo o Estado, aconteceu no município de Vila Velha, no último dia 28 de maio.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani