26/06/2008 14h54 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Governo e Prefeitura entregam 26 casas do Programa Nossa Casa em João Neiva

Com investimento total de R$ 601,64 mil, recursos do Governo do Estado, Caixa Econômica Federal e do município, na manhã desta quinta-feira (26) foram entregues 26 unidades habitacionais no bairro Cristal, em João Neiva. Além da entrega, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES), assinou com a Prefeitura, dois convênios para construção de mais 30 casas e reforma de 35 unidades habitacionais.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Paulo Ruy Valim Carnelli e o diretor-presidente da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES), Cláudio de Almeida Thiago Soares, participaram da solenidade de entrega casas, construídas por meio do Programa Nossa Casa, no bairro Cristal, em João Neiva. O principal objetivo do Programa é reduzir o déficit habitacional do Espírito Santo.

Serão reformadas 35 moradias nos bairros Monte Libano (30), Vila Nova de Cima (01), Santo Afonso (01) e Cohab (01), e duas no bairro Crubixá. O total de recursos será de R$ 210,60 mil, com investimento do Governo do Estado de 82,89% desse total.

Além das reformas, 30 novas unidades habitacionais serão construídas, num investimento de R$ 360.000,00 do Governo do Estado, e de R$ 149,86 mil da Prefeitura de João Neiva. As obras serão realizadas nos bairros São Carlos II (08), Floresta (19), Piraqueaçu (01), São Brás (01) e Demétrio Ribeiro (01).

O diretor-presidente da Cohab-ES, Cláudio de Almeida Thiago Soares, destacou a importância da entrega das unidades habitacionais para as famílias beneficiadas. “Muitas dessas famílias foram vítimas de enchentes e tiveram suas casas destruídas. Quando entregamos essas casas, estamos também resgatando a dignidade dessas famílias”.

O secretário de Saneamento, Paulo Ruy Carnelli, enfatizou que além da entrega das casas, a visita aos municípios faz parte dos objetivos da Sedurb. “Um dos objetivos do Governo do Estado, por meio da Secretaria, é estreitar a parceria com as prefeituras e conhecer de perto as principais demandas dos municípios. Nós estamos com intervenções em quase todo o Estado, com convênios com cerca de 50 municípios realizados desde o ano passado, além das construções de moradias do Programa Nossa Casa. Trabalhamos para que não só a Região Metropolitana, mas também o interior do Espírito Santo cresça com qualidade”, concluiu.

Também estiveram presentes na solenidade, que aconteceu na Escola Municipal ‘José Rebuzzi Sarcinelli’, o diretor de obras da Cohab-ES, Paulier Storch Vasconcelos; a diretora de Administração e Finanças da Cohab-ES, Helena Zorzal Nodari; o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Antônio Carlos Ferreira; o secretário Municipal de Trabalho, Habitação, Assistência e Desenvolvimento Social, Marcos Antônio do Nascimento e outras autoridades locais.

Beneficiados

Neli de Azevedo, 42 anos, contou que antes da casa nova, no bairro Cristal, ela sempre teve de morar de favor, junto com o marido e dois filhos. “Estou muito alegre. Sempre morei de aluguel ou de favor na casa das pessoas onde eu trabalhava. Agora estou com problemas graves de saúde e não posso mais trabalhar. Olhando para minha casa, tudo arrumado, parece que estou no céu”, disse emocionada.

Delci Miossi, Valdemiro Souza e Neli de Azevedo foram beneficiados com as novas casas.

“Eu morava em um barraco de madeira. Quando chovia molhava tudo dentro de casa. Hoje agradeço muito a Deus e estou muito feliz”, disse a dona de casa Maria de Fátima Barros Lana, 52 anos, que vai morar na casa com o filho e o marido, Valdemiro Souza Lana Filho, que é ajudante de pedreiro fez parte da equipe que construiu as casas.

“Foi uma sensação muito boa a de poder construir a casa onde eu ia morar. Cada tijolo era uma vitória e estamos comemorando essa grande vitória”, disse Valdemiro.

Sentimento parecido teve seu colega de profissão, Delci Miossi, 43 anos. “Eu morava em um barraco de madeira, com meus dois filhos. Graças a Deus que hoje tenho essa nova casa para morar e o melhor, fiquei feliz em poder participar da construção”.

Neli e o filho Alex participaram do evento.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva