30/06/2011 11h53 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo e Prefeitura entregam reforma da Ponte Nassau aos cachoeirenses

O governador Renato Casagrande, acompanhado do vice-governador Givaldo Vieira e do prefeito Carlos Casteglione, inaugurou nesta quarta-feira (29) as obras de reforma da ponte João Pereira Santos Filho, conhecida como Ponte Nassau, em Cachoeiro de Itapemirim.

A ponte é uma das mais importantes vias de tráfego de automóveis e interliga 13 bairros do município. A solenidade de inauguração foi realizada durante os festejos do aniversário da cidade, e contou com desfiles cívicos, inaugurações e homenagens aos cachoeirenses ausentes e presentes, além de entregas de comendas a autoridades.

Com a reforma da ponte, localizada sobre o Rio Itapemirim, fica garantida maior mobilidade e segurança aos motoristas que utilizam a via. O investimento para a execução do projeto de restauração da ponte, exclusivo do Tesouro Estadual, totalizou R$ 2.489.587,02.

O governador Renato Casagrande destacou que outros importantes investimentos da administração estadual estão sendo executados no município e que, juntos, ultrapassam os R$ 50 milhões. “Temos um conjunto de importantes intervenções em Cachoeiro, que vão desde obras de unidades de saúde, passando por reabilitação de vias, rodovias e pontes, além de galerias e muros de arrimo”, afirmou.

O governador também salientou que a parceria entre Estado e Prefeitura consolida a responsabilidade do Governo com o desenvolvimento regional e a atenção aos segmentos mais vulneráveis. “Esta gestão manterá a política de apoio aos municípios, com obras que contribuam para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, disse Casagrande.

Melhorias urbanas

A obra de restauração da ponte, além de reparar danos estruturais causados pelo desgaste do tempo, é importante para amenizar os problemas no trânsito de Cachoeiro de Itapemirim. Localizada em um ponto estratégico, a ponte serve como alternativa para o fluxo de veículos pesados, evitando sua passagem exatamente pelo Centro da cidade.

Estima-se que pela ponte circulam diariamente mais de nove mil veículos, entre carros pequenos, caminhões e carretas pesando até 36 toneladas. Segundo levantamento feito pela Prefeitura Municipal, somente nos horários de pico o tráfego é superior a mil veículos/hora.

Voltando a receber fluxo normal após as obras, a ponte agilizará o acesso da população a escolas, unidades de tratamento de esgoto, unidades hospitalares e ao Batalhão da Polícia Militar, além de permitir mais duas vias de saída da cidade para a BR 101.

Possibilita ainda o deslocamento de veículos da região dos bairros Paraíso, Amarelo, Alto Amarelo, Sumaré, Gilberto Machado, Amaral e Baiminas à região que abrange os bairros Independência, Alto Independência, Ibitiquara, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora Aparecida e Coronel Borges.

Festa

A comitiva do governador, que também contou com a presença do deputado federal Camilo Cola, dos secretários de Estado da Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, da Assistência Social, Rodrigo Coelho, do vice-prefeito, vereadores e população, também prestigiou o tradicional desfile cívico-escolar na Linha Vermelha. Neste ano também se comemora o centenário de Newton Braga, famoso cachoeirense, irmão do escritor Rubem Braga.

Uma das escolas que participaram do desfile tem o nome do criador da festa do município. Os alunos da Escola Newton Braga contaram um pouco sobre a vida do escritor. Entre as atrações, um carro onde desfilaram personalidades como os escritores Evandro Moreira e Athayr Cagnin, e uma reprodução da Casa dos Braga feita com painéis móveis. O desfile da escola foi animado pela Fanfarra José Taveira (Fanfajota).

Flores

Após a programação na Linha Vermelha, as autoridades levaram flores ao busto de Newton Braga na Praça Jerônimo Monteiro, localizada no Centro da cidade, acompanhados de familiares do escritor, entre eles a sua irmã, Anna Graça Braga de Abreu, Cachoeirense Ausente Nº 1 deste ano

A visita do governador a Cachoeiro foi encerrada no bairro Costa e Silva, onde o governador participou de almoço e foi um dos homenageados com a Comenda Newton Braga. Outras seis pessoas receberam a Comenda Rubem Braga, dentre elas, o vice-governador Givaldo Vieira.

“A alegria é muito grande. Newton Braga foi uma pessoa muito importante não somente para Cachoeiro, mas para todo o País, e me orgulha muito receber a Comenda no ano do centenário de seu nascimento”, disse Renato Casagrande.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Sedurb / Idurb-ES