18/01/2013 12h27 - Atualizado em 18/08/2015 14h08

Governo elabora Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, a Sedurb, está licitando a contratação de serviços técnicos especializados para a elaboração de Planos Municipais de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes.

Os Planos e Projetos se constituirão num instrumento de planejamento e orientação das políticas públicas no âmbito dos municípios e estadual para promover a gestão sustentável da mobilidade urbana nas cidades.

Estas ações deverão abranger o perímetro urbano dos distritos sede dos municípios de Guarapari, Anchieta e Cachoeiro de Itapemirim na Regional Centro-sul (Lote I) e Aracruz, Linhares e Colatina na Regional Centro-Norte (Lote II). O prazo máximo para a execução dos serviços, por lote, é de 15 (quinze) meses.

O preço global estimado a ser pago pelo desenvolvimento dos Planos e Projetos é de R$ 3.156.053,37 (três milhões, cento e sessenta e seis mil, cinqüenta e três reais e trinta e sete centavos) para o LOTE I e de R$ 3.306.917,93 (três milhões, trezentos e seis mil, novecentos e dezessete reais e noventa e três centavos) para o LOTE II.

Modalidade Urbana no ES

A concentração espacial da renda e da população em torno dos grandes centros urbanos – sobretudo a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) – é, segundo o “Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025”, o principal e mais visível impacto negativo do desenvolvimento econômico capixaba. O Plano, elaborado para direcionar o crescimento do Estado de forma equilibrada e sustentável, indica que a concentração metropolitana excessiva implica em deseconomias de escala, diminuição da qualidade de vida da população e incremento de problemas urbanos complexos.

Visando direcionar o crescimento do Estado de forma equilibrada e sustentável e favorecer o dinamismo econômico, diminuindo as desigualdades entre as regiões do Estado, o “Plano Estratégico 2011-2014” indica a execução de projetos e obras estruturantes de mobilidade urbana nas cidades pólo e ações para a segurança no trânsito, cujos resultados impactarão de forma positiva nas áreas de saúde, educação e segurança. Além disso, sendo o setor dos transportes um dos grandes responsáveis pelas emissões de poluentes na atmosfera, o cuidado com a mobilidade urbana poderá resultar, também, em ganhos ambientais.

Fonte: Eduardo Calhau

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES