26/03/2012 06h48 - Atualizado em 18/08/2015 14h05

Governo entrega 180 escrituras de imóveis em Cariacica

O governador Renato Casagrande entregou neste sábado (24), as primeiras 180 escrituras de imóveis a moradores de baixa renda do Bairro Nova Rosa da Penha I, em Cariacica, marcando oficialmente, a retomada do Programa de Regularização Fundiária no Estado. Durante a solenidade que garantiu a propriedade das casas às famílias beneficiadas, também foram repassados uniformes e materiais esportivos do projeto “Esporte Pela Paz” a crianças da região.

As atividades do Programa “Minha Escritura” são coordenadas pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) que, até o final do ano, tem por meta entregar 1.200 documentos a cidadãos que residem no bairro. Além de Nova Rosa da Penha, o projeto chegará a Cidade Pomar, na Serra, onde até dezembro, a pasta irá atender aproximadamente 1.500 moradores.

Em Cariacica, a comitiva do governador foi recebida por centenas de pessoas que aguardavam desde as primeiras horas da manhã na quadra de esportes da unidade de ensino. Em frente ao colégio, meninos e meninas do bairro puderam se divertir com as atividades recreativas do “Rua Cidadã”, oferecido pela Secretaria de Esportes e Lazer.

Várias autoridades também prestigiaram o evento, entre elas os secretários de Estado da Casa Civil, Luiz Carlos Cicilioti, de Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, e de Esportes Vandinho Leite; os deputados estaduais Marcelo Santos, Sandro Locutor, Lúcia Dornelas e Aparecida Denadai; e o vice-prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior.

Enquanto esteve em Nova Rosa da Penha, Casagrande manifestou grande satisfação em participar do evento que garantiu a propriedade definitiva dos imóveis aos moradores. “Retomamos as atividades do Programa de Regularização Fundiária e trabalharemos sempre de forma integrada com as comunidades para que possamos atender cada vez mais famílias. Hoje estamos entregando essas 180 escrituras, que são documentos definitivos do imóvel e que garantem legitimidade para que façam investimentos no que é de vocês. Nossa cultura é sempre querer uma casa própria, um lar seguro e que nos proteja, e a partir de agora todos terão essa oportunidade”.

O governador também pontuou algumas das obras realizadas em Cariacica com recursos do Governo, paralelas a projetos como o “Minha Escritura”. “Temos também a construção do Kleber Andrade e de escola. Estamos aqui com o Esporte pela Paz, recentemente assinamos um convênio de R$ 30 milhões com a prefeitura para a pavimentação de ruas, enfim, o que precisamos é isso: trabalhar para valorizar o capixaba, o esporte, a cultura, a música e tudo mais”.

Titular da pasta responsável pelas escrituras, o secretário Iranilson Casado explicou que as ações continuarão para beneficiar ainda mais famílias. “O que estamos fazendo aqui é apenas o começo de uma série de ações programadas para continuar acontecendo no decorrer de todo o ano. A população de Cariacica merece ser bem atendida e essa escritura que entregamos representa mais segurança e propriedade sobre o imóvel. Vocês agora têm a oportunidade de ampliar o vínculo que têm com a cidade. Sabemos que todos aqui são pessoas trabalhadoras, que lutam pelos seus sonhos e por isso quero parabenizá-los por esse momento tão importante.”

Alguns moradores residem no bairro há mais de duas décadas e o máximo que tinham em mãos, era o documento de posse das casas, como é o caso da doméstica Nely Mendes Cândido. Assim como os demais beneficiados, ela afirma que a escritura representa o fim de uma longa luta. “Posso dizer que hoje nossa comunidade está mais feliz. Agora temos nossa escritura e não precisamos mais ter medo de ter que sair de onde vivemos. Estamos mais seguros e ninguém mais pode nos tirar do nosso canto”, comemorou.

Materiais Esportivos

Além do “Rua Cidadã”, crianças de Nova Rosa da Penha também ganharam mais um incentivo para mostrar talento nas quadras e campos de futebol. Elas ganharam uniformes e materiais esportivos do projeto de inclusão social “Esporte Pela Paz”, desenvolvido pela Sesport.

O secretário de Esportes Vandinho Leite, destacou a presença da Sesport em todo o Estado, e anunciou a pré-seleção de duas escolas de Nova Rosa da Penha como unidades que irão receber o “Esporte pela Paz - 2º Tempo”.

“Somente pela Sesport temos 150 obras em andamento, mas estamos focando muito no trabalho social nas comunidades e isso nos motiva ainda mais a trabalhar. Temos alguns núcleos do “Esporte pela Paz - 2º Tempo” sendo implantados no Espírito Santo. Aqui em Nova Rosa da Penha, duas escolas foram contempladas e em breve anunciaremos novidades que irão possibilitar que mais crianças se juntem as 20 mil já beneficiadas por nossos programas em todo o Estado”.

O projeto da Sesport faz parte do Programa Estado Presente Em Defesa Da Vida, do Governo do Estado, e tem como objetivo oferecer aulas gratuitas de diversas atividades esportivas e recreativas como forma de prevenção à criminalidade, ao consumo de drogas e a outras atividades ilícitas nas 20 regiões da Grande Vitória que apresentam os maiores índices de vulnerabilidade social.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani