31/03/2011 15h34 - Atualizado em 04/05/2016 16h30

Governo entrega 30 casas populares em Jerônimo Monteiro

O vice-governador Givaldo Vieira esteve em Jerônimo Monteiro nesta quinta-feira (30), para fazer a entrega de 30 residências populares do programa Nossa Casa, a famílias do município com renda de até três salários mínimos e que atualmente vivem em áreas de risco de deslizamentos ou inundações. As unidades habitacionais foram construídas por meio de convênio firmado entre o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES) e a Prefeitura local.

Acompanharam o vice governador na solenidade - realizada às 11 horas, no ginásio de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Pereira Gomes, no bairro Boa Esperança, os secretários de Estado de Habitação, Iranilson Casado, e de Assistência Social, Rodrigo Coelho, a diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, o deputado estadual Glauber Coelho, o prefeito municipal, Francisco Rosseto, e diversas autoridades da Região Sul Capixaba.

As 30 famílias beneficiadas pelo programa foram representadas por um grupo de moradores também contemplados. Em clima de comemoração, eles receberam as chaves da casa nova, entregues pelo vice governador e por membros de sua comitiva.

Para a construção dos imóveis – localizados no bairro Boa Esperança, o Governo do Estado investiu R$ 500 mil, de um total de R$ 600 mil. As intervenções no município, no entanto, não são apenas na parte habitacional. A Sedurb, por sua vez, investe mais R$ R$ 328 mil em obras de calçamento de ruas; na implantação de sistema de drenagem de águas pluviais e esgotamento sanitário; e na execução da rede de abastecimento de água. O projeto está em andamento e deve ser concluído até o mês de Maio.

Givaldo Vieira ressaltou a importância da iniciativa estadual em promover a construção das residências. “A construção destas casas tem grande significado para os moradores desta região, pois representa para as famílias contempladas uma nova realidade, a da casa própria. Esta é a prioridade e dever do Governo do Estado: acompanhar e trabalhar para oferecer ao capixaba menos favorecido, condições para que ele tenha oportunidade de ter qualidade de vida e promover a inclusão social. Cuidem da sua casa, dos seus filhos, cuidem dessa casa para que tenham outras conquistas sociais e pessoais”, destacou.

O secretário de Habitação, Iranilson Casado, felicitou as famílias contempladas e pontuou os benefícios que, a partir de agora, cada uma delas poderá usufruir. “Acho que todos nós entendemos que a moradia é também sinônimo de dignidade. É o porto seguro após a jornada de trabalho, onde partilhamos nosso sucesso com quem vivemos. Aquele que passa a ter uma residência se livra do pesadelo de não ter o abrigo e se livra do aluguel. A iniciativa do Governo vai além da casa. Criamos a infraestrutura necessária para termos ainda mais dignidade”.

Secretário de Habitação Iranilson Casado discursa durante solenidade.

Rodrigo Coelho, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, lembrou a participação do Governo Estadual como agente promotor de melhorias na vida da população capixaba. “Temos muita alegria em fazer a entrega dessas casas. Precisamos sempre levar o Estado a quem precisa dele, e atender as necessidades da população mais vulnerável”.

Alegria e comemoração

Populares de diversos bairros da cidade compareceram ao ginásio de esportes para acompanhar a solenidade, mas a comemoração pela entrega das casas foi feita mesmo pelos moradores beneficiados. É o caso, por exemplo, da diarista Suely Sabino da Silva. “Minha antiga casa fica perto de um morro e eu tinha muito medo. Agora vou melhorar de vida e ter mais segurança. Espero que tudo melhore para mim e meus filhos”.

“Esperei por essa casa minha vida toda. Sempre morei de aluguel e agora é só felicidade Quero pegar minha chave e mudar logo para minha casa e começar a juntar um pouco do meu dinheiro”, contou a aposentada Maria Vitória Trajano.

E a festa pela aquisição do novo imóvel, para alguns, deve se estender, como já adiantou o trabalhador braçal Alcemir Silva Costa. “Sempre morei em locais alugados e hoje tenho vida nova. E com certeza vou fazer um churrasco para comemorar”, brincou.

‘Nossa Casa’

O programa de habitação do Governo Estadual atende a famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Bolsa Família. Também são beneficiados moradores que residem em áreas de risco ou que foram afetados pelas chuvas. O programa ‘Nossa Casa’ possui diferentes modalidades para disponibilização de recursos: por meio da Resolução 460 (CEF); com recursos provenientes do Pró-Moradia (Governo Federal); com investimento exclusivo do Governo Estadual, ou em parceria com os municípios.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani