27/07/2011 11h27 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo entrega 40 casas populares e equipamentos para agricultores familiares em Pedro Canário

O governador em exercício Givaldo Vieira entregou nesta quarta-feira (27) 40 casas populares e equipamentos agrícolas que vão beneficiar 500 famílias incluídas no programa de agricultura familiar em Pedro Canário. São ações desenvolvidas do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), e também da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em consonância com as diretrizes do Governo do Estado de buscar o desenvolvimento de regiões mais dependentes.

Na chegada, Givaldo Vieira, e sua comitiva composta pela diretora do Idurb-ES, Helena Zorzal, e o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, foi recepcionado pelo prefeito, Wilson Antônio Fiorot, dentre outras autoridades e pela população canariense.

O primeiro compromisso do governador em exercício foi a entrega das 40 casas populares, construídas por intermédio do Programa Nossa Casa, para levar mais segurança e qualidade de vida a quem vivia em imóveis precários ou inadequados.





O governador em exercício Givaldo Vieira afirmou que a entrega das casas era uma iniciativa aguardada com ansiedade pela população da cidade. “O governo reafirma o compromisso de dar continuidade as obras do governo anterior e fazer outras em benefício da população. Hoje é um dia de festa em Pedro Canário por um motivo especial devido a entrega deste empreendimento social, além de máquinas para uso dos produtores rurais. A cidade vive um momento de mudança e o governo se faz presente, preservando um clima de união e concentra ações para o desenvolvimento regional equilibrado. O objetivo é só um: a inclusão social e geração de oportunidades para os capixabas”, definiu Givaldo Vieira.

As casas compõem o loteamento Vila dos Sonhos e foram construídas no bairro Boa Vista, novo endereço dos moradores beneficiados. O investimento total para a execução do empreendimento foi de R$ 1.080.911,00, com recursos do tesouro estadual.



Aurin Santos Pinheiro .



Pai de um casal de filhos pequenos, o músico Aurin Santos Pinheiro conta que morava na casa da mãe. Apesar disso, esclarece que sempre esperou pela casa própria para ter mais privacidade e conforto. “Morar com a mãe é bom mas não é a minha residência. Agora tenho a minha casa, vou murar, e garantir mais segurança para minhas crianças”.

A inauguração das residências foi realizada no próprio loteamento. No decorrer da solenidade, o governador em exercício Givaldo Vieira, e a diretora do Idurb-ES, Helena Zorzal, fizeram a entrega das chaves às famílias selecionadas.



Elizabete Duarte Lopes.



“Não tenho palavras porque é um sonho que realizo agora. Vou criar minhas duas filhas melhor agora. Vivia de aluguel, mas dinheiro de aluguel não tem volta. Agora posso investir no que é meu”, disse a técnica agrícola Elizabete Duarte Lopes.

Todas as unidades receberam pintura e possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. Os serviços de infraestrutura urbana básica também fazem parte das intervenções.





Temos percorrido muitos municípios nesses últimos meses, fazendo a entrega das casas ás famílias. Sabemos que esse é um momento único para cada um desses moradores, que até então viviam em áreas de risco ou de aluguel. Temos esse compromisso com a população e tenham certeza, vamos continuar investindo e trabalhando para melhorar a vida dos capixabas”, disse a diretora o Idurb-ES, Helena Zorzal.

Mais casas

A entrega das unidades habitacionais por meio do Programa Nossa Casa é a segunda feita pelo Governo do Espírito Santo somente esta semana, totalizando assim, 90 imóveis novos. Além de Pedro Canário, na terça-feira (26), outras 50 famílias de Mucurici receberam as chaves da casa própria, em evento com grande participação popular.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa atende a famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Bolsa Família. Também são beneficiados moradores que residem em áreas de risco ou que foram afetados pelas chuvas.

O Programa Nossa Casa possui diferentes modalidades para disponibilização de recursos: por meio da Resolução 460 (CEF); com recursos provenientes do Pró-Moradia (Governo Federal); com investimento exclusivo do Governo Estadual, ou em parceria com os municípios.





Agricultura

Na agricultura, foram entregues pelo governador em exercício Givaldo Vieira, e o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, investimentos em maquinário destinado à agricultura familiar. A aquisição de um caminhão, um trator com implementos e um veículo foi feita por meio do Pronaf Capixaba, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e o investimento total foi de R$ 250 mil.

A solenidade de entrega dos equipamentos, que também foi realizada no Bairro Boa Vista, contou com a participação de lideranças comunitárias e de Associações, além dos produtores que irão contar com o benefício.

O maquinário vai beneficiar 500 famílias de cinco associações. São elas: Associação de Pequenos Agricultores do Córrego do Engano – Assentamento Castro Alves; Associação Cultural e de Agricultores de Cristal do Norte; Associação de Moradores e Agricultores da Vila de Taquaras; Associação de Pequenos Agricultores da Fazenda Carapina; e Associação de Mulheres Trabalhadoras rurais do Assentamento Castro Alves.

O secretário da Agricultura, Enio Bergoli destacou a importância dos equipamentos para a agricultura familiar capixaba. “Por meio dessa entrega o Governo do Espírito Santo está complementando o maquinário para ajudar ainda mais a agricultura familiar de Pedro Canário, que é um exemplo no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esses equipamentos vêm dar um auxílio de forma coletiva com otimização da utilização das máquinas, diminuindo assim o esforço físico do agricultor e dando a oportunidade de diversificar suas lavouras”, afirmou o secretário.

“Nossa associação tem como forte a piscicultura e agora com o carro vai ficar muito mais fácil o transporte dos alevinos até nossa produção. Vai ajudar também na entrega do peixe para as escolas, já que nosso produto faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para merenda escolar”, comemorou o representante da Associação de Pequenos Agricultores do Córrego do Engano – Assentamento Castro Alves, Jair Motta.

Pronaf Capixaba

O Pronaf Capixaba é um programa estadual, inédito no Brasil, que possibilita investimentos em infraestrutura e capacitação, para viabilizar a agricultura familiar nos municípios. Os investimentos são destinados a projetos que ofereçam soluções a demandas levantadas pelos agricultores em suas localidades.

O programa viabiliza as ferramentas necessárias para as atividades produtivas como: edificações, entrepostos, armazéns comunitários, aparelhos de irrigação, maquinários agrícolas em geral, veículos, instalações, enfim, os equipamentos e todas as obras que possam contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e mais competitivo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani
3636-5021 / 9860-6135 / 9774-6543
comunicasedurb@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br
Eduardo Brinco
Tels: (27) 3636-3651 / 9964-0389
eduardo@seag.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Gabriela Galvão
27-3636-1437 / 27-9603-8959
gabriela.galvao@vice.es.gov.br
Rhayan Esteves
27-3636-1425 / 27-9706-1527
rhayan.esteves@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard