27/07/2011 06h13 - Atualizado em 04/05/2016 16h31

Governo entrega 50 casas e inaugura Campo Bom de Bola em Mucurici

Mais 50 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa foram entregues nesta terça-feira (26) a famílias do município de Mucurici, no Norte do Estado, beneficiando moradores de baixa renda ou que vivem em áreas inadequadas e que oferecem riscos diversos. Com a inauguração destes imóveis, o Governo do Espírito Santo reforça seu compromisso em apoiar e trabalhar pela população mais carente e reduzir o déficit habitacional nas cidades capixabas. O município também ganhou nesta terça-feira, um Campo Bom de Bola que foi inaugurado e está pronto para ser usado por crianças e adolescentes da região.



As casas foram entregues aos populares contemplados durante solenidade realizada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com a presença do governador em exercício Givaldo Vieira, do secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, e da diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), Helena Zorzal.





Para o governador em exercício Givaldo Vieira a entrega das casas significa levar aos moradores do município a oportunidade de ter a casa própria tão sonhada. “Nosso governo é de continuidade do governo anterior. As obras do governo anterior são muitas e não deixaram de ser concluídas. Este é um compromisso. Estamos deixando uma marca no Espírito Santo importante. O governo caminha com motivação e energia para fazer mais. Para isso, estamos realizando um levantamento de novas prioridades nas regiões e logo voltaremos a este município. Podem contar com novas obras em Mucurici”, disse Givaldo Vieira.

Na ocasião, duas ambulâncias foram entregues ao município provenientes de emendas parlamentares, a primeira do período em que Givaldo Vieira foi deputado estadual e outra, do deputado estadual Wanildo Sarnáglia.



Secretário Iranilson Casado
.



Iranilson Casado salientou que mais uma vez o Governo sela parceria com o município ao mesmo tempo em que zela pelo compromisso de levar apoio e auxílio a todos os capixabas. “Temos parcerias para que essas casas sejam construídas e ao entregá-las, mostramos que estamos honrando o compromisso que temos com a população. Os trabalhos andam melhor quando os gestores atuam para os moradores da cidade, cuidando para que essas pessoas sejam bem atendidas. E nosso compromisso não para por aqui, já que o governo está trabalhando cada vez mais para bem atender a todos os capixabas”.

Para a execução do empreendimento habitacional o governo por meio do Idurb-ES, investiu com recursos próprios, R$ 1.858.276,78. As casas estão localizadas nos bairros Alto Bonito e Boa Vista, e foram construídas com todos os serviços de infraestrutura (energia, rede de água e Estação de Tratamento de Esgoto).

Para as famílias selecionadas, a expectativa é pela mudança para a casa nova. Muitos viviam de aluguel e, com as chaves do imóvel próprio, já pensam em investir o dinheiro que será economizado. Misael Rdrigues se sente mais seguro com a nova casa. “Além de morar de aluguel, a casa está perto de um barranco e tem muitas rachaduras. Não tinha mais condição de ficar lá porque é muito perigoso, principalmente para os meus filhos. Eu sabia que ia conseguir meu cantinho pra viver. Só tenho a agradecer a Deus e ao governo por terem olhado pra gente. Agora é só esperar pra mudar e comprar minha coisas”.



Misael Rodrigues e sua família
.


A doméstica Hilda Rodrigues foi contemplada pelo Programa Nossa Casa em fevereiro deste ano. Agora, torce emocionada para que os novos vizinhos sejam ainda mais felizes. “Fico feliz por eles. Sei que muitos não podiam nem comprar a comida porque se não ficavam sem pagar o aluguel. Mas o dia deles chegou e eu torço para que todos possam viver melhor e com mais segurança”.

Esta foi a segunda entrega de imóveis populares realizada somente este ano em Mucurici. Em fevereiro, o governador Renato Casagrande esteve no município, onde inaugurou outras 52 unidades, sendo 22 viabilizadas em parceria com o Governo Federal, e outras 30 pela Resolução 460 – Caixa Econômica Federal (CEF).

Programa Nossa Casa



O Programa Nossa Casa atende famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Bolsa Família. Ainda são beneficiados moradores que residem em áreas de risco ou que foram afetados pelas chuvas.

Os recursos para construção dos imóveis são disponibilizados em diferentes modalidades: por meio da Resolução 460 (CEF); provenientes do Pró-Moradia (Governo Federal); com investimento exclusivo do Governo Estadual, ou em parceria com os municípios.


Campo Bom de Bola



A solenidade no município de Mucurici serviu também para a inauguração da 23ª unidade do Campo Bom de Bola. O campo, equipado com grama sintética, alambrado e iluminação, está sendo construído por todo o Espírito Santo, em um total de 80 unidades. Os espaços esportivos possuem investimentos do Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport).

Cada unidade conta com R$ 239.093,39 em investimentos que vão garantir o uso em período integral por parte da população de Mucurici. Pelo fato de possuir grama sintética e iluminação, o Campo Bom de Bola pode ser usado 24 horas por dia, sete dias por semana.

Por sua praticidade e sem necessidade de manutenção nos três primeiros anos de utilização, a unidade do Campo Bom de Bola pode ser sede de atividades físicas e de inclusão social, desenvolvidas tanto pelo município como em parceria com outras entidades, como o Governo do Estado, por exemplo.

Para facilitar o processo de construção de campos de futebol soçaite, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) organizou e distribuiu para todas as prefeituras municipais do Estado uma cartilha, com a documentação técnica necessária para formalizar convênios com este objetivo.

A publicação pontua cada passo a ser dado pelos municípios, a fim de garantir a construção dos campos, como: o plano de trabalho, a planilha orçamentária, o cronograma físico financeiro, a planta baixa e o memorial descritivo e de cálculo.

À Sesport cabe o repasse dos investimentos e o acompanhamento da obra, assim como sua prestação de contas, cabe a cada prefeitura a realização do edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela construção do Campo Bom de Bola.

Já foram inauguradas as unidades dos municípios de Iconha, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Atílio Vivácqua, Santa Teresa, Vargem Alta, Ibatiba, Montanha, São Mateus, Ponto Belo, Sooretama, Águia Branca, Jaguaré, Laranja da Terra, Vila Pavão, Guaçuí, São José do Calçado, Vila Velha, Ibitirama, Itaguaçu, Governador Lindenberg e nesta terça a unidade de Mucurici.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani
3636-5021 / 9860-6135 / 9774-6543
comunicasedurb@gmail.com


Assessoria de Comunicação – Sesport
Júnior Costa
27-3235-7192 / 27-9901-9914
assessoria.sesport@gmail.com


Assessoria de Comunicação - Vice-governador
Gabriela Galvão
27-3636-1437 / 27-9603-8959
gabriela.galvao@vice.es.gov.br
Rhayan Esteves
27-3636-1425 / 27-9706-1527
rhayan.esteves@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard