03/06/2011 13h34 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

Governo entrega casas novas a moradores de Baixo Guandu

Mais 10 unidades habitacionais do Programa Nossa Casa, construídas para atender a moradores do município de Baixo Guandu prejudicados pelas chuvas e que tiveram de deixar suas residências posteriormente ao período das cheias, foram entregues pelo Governo do Estado na manhã desta sexta-feira (03). A entrega foi feita pelo secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado,

Por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), o Governo Estadual investiu aproximadamente R$ 274 mil na construção das casas populares. Cada uma delas possui dois quartos, banheiro, sala, cozinha e uma área de serviços externa.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, destacou a proposta do Governo do Estado em se aproximar de toda a sociedade capixaba, em especial da parcela da população que mais necessita de ajuda do pode público.

“Tenho certeza que o governador Renato Casagrande vai fazer muito pelo nosso Estado e por Baixo Guandu. Nossa vitória nunca vai ser plena enquanto ainda houver desigualdade. Quero destacar o passo que demos com a entrega destas casas e reforçar nosso compromisso com a população. Atender sempre a quem precisa é um dos lemas do nosso governador e temos de dar condição a quem necessita. Para isso trabalhamos”.

Iranilson Casado ainda parabenizou a população contemplada e reforçou o ideal de união que deve prevalecer entre os habitantes do bairro Alto Guandu.

“Ampliar o alcance social. Temos que lembrar que a alegria de um semelhante diante de uma conquista deve ser a nossa alegria. Parabéns a todos vocês por estas casas e por nunca perderem a esperança de que a vez de vocês chegaria”.

Todos os imóveis ainda são pintados com cores vivas e são repassados aos novos moradores com energia elétrica instalada, além das redes de água e esgoto tratados, possibilitando aos ocupantes maior conforto, qualidade de vida, harmonia e bem-estar.

A solenidade de entrega dos imóveis foi realizada no bairro Alto Guandu, e contou ainda com a presença do prefeito municipal Lastênio Cardoso, de deputados estaduais,vereadores e secretários da administração local,dos diretorres administrativo e técnico do Idurb-ES, Paulo Juri e Paulier Vasconcelos, respectivamente, além de lideranças comunitárias e as próprias famílias contempladas com as intervenções na área habitacional.

Contemplados foram vítimas das chuvas

Vítimas das chuvas de dois anos atrás, as aposentadas Rosineia José dos Reis e Laura Leopoldina, lembraram dos momentos difíceis pelos quais passaram após perderem suas casas. O momento atual, no entanto, foi de comemoração, já que uma nova etapa na vida delas começou quando as chaves da residência nova foram entregues.

“Antes morava perto de um morro e quando choveu minha casa foi junto com a enxurrada. Não sobrou nada e só consegui salvar alguns pertences. Mas agora é diferente. Ganhei minha casinha e tenho um canto pra dormir. Isso me dá muita alegria”, desabafou Dona Laura.

Rosineia José dos Reis falou que a casa nova representa um recomeço. “Eu estou feliz demais. Sempre esperei coisas boas pra mim e ganhar essa casa foi uma delas. Aos poucos vou arrumando minhas coisinhas e o próximo passo é comprar um guarda-roupas novo. Perdi a maioria dos meus móveis, tive que morar na casa da minha irmã mas consegui ganhar minha casa. Quando fiquei sabendo que ia receber as chaves fiquei até arrepiada”.

Programa Nossa Casa

O programa de habitação do Governo Estadual atende a famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Bolsa Família. Também são beneficiados moradores que residem em áreas de risco ou que foram afetados pelas chuvas.

O programa ‘Nossa Casa’ possui diferentes modalidades para disponibilização de recursos: por meio da Resolução 460 (CEF); com recursos provenientes do Pró-Moradia (Governo Federal); com investimento exclusivo do Governo Estadual, ou em parceria com os municípios.

Mais casas

Com as unidades habitacionais de Baixo Guandu, o Governo do Estado atinge a marca de 233 casas populares entregues somente este ano. 16 famílias foram contempladas em Montanha, 30 em Jerônimo Monteiro, 52 em Mucurici, em 125 em Ponto Belo.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani