18/04/2011 07h16 - Atualizado em 04/05/2016 16h30

Governo entrega casas populares e inaugura obras em Montanha

Durante as comemorações do 47° aniversário de Emancipação Política de Montanha, no Norte capixaba, o Governo do Estado fez uma série de entregas de obras e intervenções em diversas áreas que irão proporcionar melhoria na qualidade de vida da população local e garantir maior mobilidade urbana nos bairros e distritos do município.

A solenidade de entrega aconteceu no Mercado Municipal, localizado no Centro da cidade, onde a cidade também comemorava a segunda edição do festival da carne de sol, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do subsecretário de Saneamento e Habitação, Eduardo Loureiro Calhau, da prefeita Iracy Baltar, do vice Laerte de Oliveira, deputados federais, estaduais e de autoridades políticas do extremo Norte do Espírito Santo.

Em seu pronunciamento, o governador destacou as prioridades do Governo para os próximos quatro anos, além das oportunidades dos municípios do norte capixaba, como forma de alavancar o desenvolvimento na região. “Entregamos hoje casas, áreas de lazer e pavimentação, que representam a parte física da atuação do Governo. No entanto, vamos trabalhar também para que as diversas microrregiões do Estado possam se desenvolver e conhecer as suas potencialidades, e para que a população mais necessitada também tenha oportunidades de trabalho e com melhor distribuição de renda”, disse o governador.

Renato Casagrande também afirmou que e “a administração estadual continuará parceira dos municípios na construção da cidadania e da qualidade de vida para todos”..

Casas Populares

Na área de habitação, foram entregues 16 casas populares a igual número de famílias residentes em Montanha. A construção dos imóveis – localizados no bairro Irmã Maria Zélia, foi viabilizada por meio de parceria envolvendo o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), e a Caixa Econômica Federal, pela Resolução 460.

No total, estão sendo erguidas 134 unidades habitacionais que levarão mais segurança e qualidade de vida aos novos moradores beneficiados. O valor do investimento é de R$1,3 milhão, sendo R$543 mil contrapartida Estadual.

Pavimentação e Calçamento

No mesmo bairro, o governador Renato Casagrande ainda fez a inauguração de uma praça de lazer que beneficiará a toda população da região. A área compreende um espaço de 1.219m², sendo 705m² composto por paisagismo.

A construção da praça é resultado de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a prefeitura de Montanha. Para a execução do projeto, o Governo do Estado investiu com recursos próprios R$120 mil.

Já nos bairros Dominguinhos e Fundão, foram inauguradas as ruas Miniatura, Montes Claros, Laurindo Macedo, Projetada I, Projetada II, Itapemirim, e a Avenida Colatina, pavimentadas com recursos únicos do Tesouro Estadual, por intermédio da Sedurb. Foram investidos R$568,4 mil no calçamento de 9.077m² de ruas e na construção de 2.983m² de meio-fio.

Novo Lar

Considerada a Capital capixaba da Amizade no Espírito Santo, Montanha agora também é sinônimo de mais alegria e qualidade de vida. A entrega das unidades habitacionais às famílias da cidade, foi comemorada pela população, contemplada ainda com ruas e avenidas pavimentadas.

Zélia foi contemplada com uma casa nova..

A doméstica Zélia Pereira Lopes recebeu as chaves da nova residência e relatou o que sentia. Segundo ela, novos e melhores dias virão. “Minha casa antiga estava bem ruim e as pessoas falavam pra eu reformá-la. Isso me deixava triste porque não tinha condições financeiras pra isso. Só que agora recebi minha casa nova e estou feliz. Ela é bem bonita e meu marido e minha filha gostaram muito”.

Casa de madeira

Quem também deixou de viver em uma residência imprópria e passou a residir em um ambiente seguro foi a diarista Maria da Glória de Jesus. Além da casa, ele lembrou das ruas e avenidas calçadas pelo Governo do Estado.

Maria - que morava em casa de madeira, agora tem um novo lar..

“Ganhamos mais alternativas de locomoção. Antes ficava complicado até sair na rua, mas hoje está tudo calçado. Ganhamos casa bonita e ruas calçadas. Eu mesmo infelizmente não teria como construir uma nova pra mim. Morava numa casinha de madeira que já estava bem inadequada. Pra gente isso é uma conquista e um sonho realizado”.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani