02/12/2007 11h00 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Governo entrega escrituras aos moradores de Nova Rosa da Penha I e II

Duzentos e quatorze moradores dos bairros Nova Rosa da Penha I e II, em Cariacica, receberam, na manhã deste domingo (02), as escrituras do Programa de Regularização Fundiária “Minha Escritura”. A entrega gratuita dos documentos foi feita pelo vice-governador e secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Ricardo Ferraço; pelo secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun; e pelo prefeito de Cariacica, Helder Salomão. Na ocasião, também foram recolhidas assinaturas para oficialização de mais 144 títulos.

Antes do início do evento, o vice-governador visitou o escritório local da Companhia de Habitação e Urbanização (Cohab-ES), onde foi desenvolvido todo o trabalho de cadastramento sócio-econômico dos moradores para implantação do projeto.

O diretor-presidente da Cohab-ES, Cláudio Thiago, destacou como o Governo do Estado se preocupa com esses dois bairros. “Ficamos felizes em proporcionar aos moradores de Nova Rosa da Penha I e II a alegria de poder mostrar uma escritura e dizer que essa casa é minha, esse terreno é meu”, acrescentou.

Já o secretário Rodrigo Chamoun lembrou os números do déficit habitacional no Brasil e no Estado. Ele falou sobre a importância da nova meta do Governo, em criar o Fundo Estadual de Habitação, a fim de viabilizar recursos para a construção de casas, e também a regularização de áreas devolutas, “materializando sonhos e levando dignidade ao povo capixaba”.

Emoção

A primeira moradora a receber uma escritura na solenidade foi a aposentada Adélia Gomes da Silva Telles, residente no bairro há 30 anos. “Para mim, é uma emoção muito grande. Foram muitos anos esperando por isso”, disse.

A aposentada Adélia Telles, residente no local há 30 anos, comemorou o fim da espera.

O casal Antônio Jesus da Silva e Ivanilda Rocha da Silva também foi beneficiado com a escritura do imóvel onde vivem. Eles são famosos no bairro pelos pães caseiros que fabricam e vendem na região. “Sinto-me realizado. É um sinal que o bairro está crescendo e a gente também. É muito bom saber que o meu terreno tem valor”, acrescentou Antônio.

O casal Antônio Jesus da Silva e Ivanilda Rocha da Silva salientou a valorização de seu patrimônio.

A importância social do evento foi lembrada pelo vice-governador. “Este momento é importante para consolidar a cidadania de tantos moradores que escolheram o bairro como seu local de moradia. Estamos vivendo um tempo de desafios, mas também de paz, união e trabalho em Cariacica. Uma vez que as lideranças políticas do município, apesar das diferenças partidárias, se uniram em nome do povo, buscando projetos que pudessem dar melhores condições de vida a todos”, observou.

Ele acrescentou que existem outros projetos para o bairro, como o campo de futebol, que deverá ser inaugurado ainda em dezembro. “Outro sonho da comunidade é o Hospital Materno Infantil, que estamos trabalhando para consolidar em breve”, anunciou.

Após o término da solenidade, o vice-governador visitou as obras do campo de futebol. O local deve fazer parte de projetos da Secretaria de Esportes, atraindo toda a comunidade para a inclusão social por meio do esporte.

Minha Escritura

O programa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e da Cohab-ES com a Prefeitura de Cariacica, que teve início em 2005 e já beneficiou 2.244 famílias das 4.314 previstas no projeto. Já foi investido R$ 1,9 milhão na regularização dos terrenos, o equivalente a R$ 250,00 por escritura.

A Cohab-ES iniciou os trabalhos de regularização fundiária nesses bairros por meio de visitas domiciliares, visando à realização do cadastro socioeconômico dos moradores, após a aprovação do projeto de parcelamento do solo e a preparação da comunidade.

Para o diretor-presidente da Cohab-ES e o diretor de Operações Comerciais da Companhia, Herbert Rogers de Freitas, essa é mais uma ação do Governo do Estado na busca do resgate da cidadania e, ainda, da valorização da propriedade com a transferência dos títulos para os atuais ocupantes.

No dia 06 de janeiro do ano passado, o Governo do Estado e a Cohab entregaram 163 escrituras aos moradores, em um evento na mesma localidade. Na ocasião, estiveram presentes governador Paulo Hartung, a ex-secretária de Desenvolvimento e Infra-Estrutura dos Transportes, Rita Camata, o prefeito de Cariacica, Helder Salomão, e demais autoridades.

Assessoria de Comunicação da Sedurb/Cohab-ES
Karlla Hoffmann