08/07/2013 06h24 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Governo entrega obras de drenagem e pavimentação em Apiacá

O município de Apiacá, localizado na microrregião Central Sul do Espírito Santo, recebeu na tarde desta sexta-feira (05) a visita do governador Renato Casagrande que inaugurou as obras de pavimentação e drenagem de 22 ruas da região. Foram entregues aproximadamente 20,9 mil metros quadrados de área pavimentada, com investimento total de R$ 2.752.510,00, por meio do Programa Rua Nova, que visa à execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não contam com tais serviços, de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos das chuvas.

A cerimônia de inauguração, realizada na Praça Aline Gomes de Souza, centro do município, contou com a participação também do secretário de Saneamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Iranilson Casado, do prefeito de Apiacá, Humberto Alves de Souza, e de outras autoridades do Estado.

O secretário Iranilson Casado, destacou o compromisso do Governo Casagrande em levar investimentos a todos os municípios capixabas. “Estamos trazendo investimento de mais de R$ 2 milhões, visando contribuir para segurança, mobilidade e bem estar dos moradores de Apiacá,” frisou Casado.

As intervenções irão beneficiar as seguintes ruas: Projetada A, São José, São Lourenço e Praça Santa Terezinha, no Bairro Boa Vista; Aldário Gomes de Souza, Zulmar Batista de Almeida, Manoel G. de Souza, Aristides Inocêncio de Almeida e Othon Gomes de Almeida, no Bairro Boa Vista; 29 de Janeiro, 23 de maio, 21 de outubro, 26 de julho, 01 de maio, 21 de abril e 25 de dezembro, no Bairro Parque das Palmeiras; Vereador Pedro Guizzi, Vereador Daniel Tebaldi, Gilda Gomes e Sebastião de Almeida; e Damásio Gomes, 21 de Outubro, 29 de Janeiro e Jader Pinto nos bairros Francisco Jorge da Silva e Boa Vista, respectivamente.

Investimentos realizados

Em 2011, os moradores foram beneficiados com a aquisição do caminhão, que contribuiu para atender a população com prestação de serviços nas comunidades e que contou com investimento de R$ 230 mil.

Microrregião Central Sul

Garantir a mobilidade urbana, segurança e o bem estar da população capixaba são algumas das metas do Governo do Espírito Santo, e a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano vêm realizando obras por todos os municípios.

Na microrregião Central Sul foram investidos mais de R$ 15,9 milhões só nos últimos dois anos, em obras de drenagem e pavimentação. As obras beneficiaram os municípios de Apiacá, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

As intervenções fazem parte do Programa Rua Nova, que visa a execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos, de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos das chuvas.

Outras sete intervenções estão em andamento na região, com investimento total de R$ 6,3 milhões. Em Vargem Alta está em andamento a construção de uma praça no Distrito de Jaciguá. A obra, que conta com investimento de R$ 86,9 mil, faz parte do Programa Bem Melhor que visa à execução de projetos na área de melhorias urbanas como construção de áreas de lazer e reurbanização/revitalização de espaços públicos. Outra obra que está sendo realizada no município é a pavimentação e drenagem da Avenida Beira Rio, no valor de R$ 999 mil.

Já em Mimoso do Sul, está sendo investido mais de R$ 1,4 milhão na pavimentação de diversas ruas. Jerônimo Monteiro também conta com obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário, com investimento de R$ 1,6 milhão.

Os municípios de Castelo e Atílio Vivácqua também estão recebendo obras. Estão em andamento nas regiões intervenções para pavimentação e implantação de passeios em diversas ruas e os investimentos somam cerca de R$ 2,3 milhões.

Nossa Casa

Vinte e duas famílias da região Central Sul já foram beneficiadas pelo Programa Nossa Casa, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb), em parceria com os municípios. Ele possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; e ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

O programa tem como objetivo a redução do déficit habitacional nos municípios com a promoção do acesso da população à moradia, por meio de mecanismos de incentivo à produção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas, em complementação ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O programa tem como foco famílias com renda de até três salários mínimos, incluídas no Cadastro Único, com atendimento prioritário, para famílias do Programa Incluir e que residam em áreas de risco e nas áreas dos aglomerados do Programa Estado Presente.

Programa Rua Nova

O Rua Nova visa a execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não contam com tais serviços, de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos das chuvas, a exemplo da pavimentação e drenagem nos bairros Terra Vermelha, Ulisses Guimarães e Normília da Cunha, localizados em Vila Velha, a construção do Anel Viário em Mucurici e a construção da Ponte Shel, em Linhares.

Assessoria de Comunicação/ Sedurd/Idurb
Priscila Contarini/ Maria da Glória Sarmento Raibero
Tels: 27 3636 -5021/ 3636-5002
E-mail: comunicasedurb@gmail.com/ priscila.contarini@sedurb.es.gov.br/gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br