01/12/2014 12h56 - Atualizado em 18/08/2015 14h15

Governo ES destina R$ 15 mi para macrodrenagem em Cariacica

Com objetivo de minimizar os estragos das chuvas e oferecer mais qualidade de vida aos moradores do município de Cariacica, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), autorizou na tarde da sexta-feira (28) o início da obra de construção do sistema de manejo de águas pluviais e drenagem urbana da bacia hidrográfica do Córrego Jardim de Alah.

A intervenção no Córrego abrange os bairros Alzira Ramos, Jardim de Alah, Nelson Ramos, Rio Marinho, Jardim Botânico, dentre outros no município de Cariacica, e conta com investimento superior a R$ 15 milhões com prazo de execução da obra de 12 meses.

As obras fazem parte da primeira etapa de um montante de investimentos oriundos de uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e o Governo do Estado, visando reduzir alagamentos nos municípios de Vila Velha e Cariacica. Com investimento de R$ 345 milhões, sendo R$ R$ 217,5 milhões, entre financiamento e contrapartida, de recursos exclusivos do Tesouro Estadual.

Além da intervenção no Córrego Jardim de Alah, a ação irá contemplar o Rio Aribiri, Canal da Costa e Canal Guaranhuns, em Vila Velha.

“Serão mais de R$ 350 milhões para obras nas bacias dos municípios de Cariacica e Vila Velha. É uma área na qual nenhum governante capixaba havia investido até hoje. Nós estamos mudando essa história porque parcerias assim são fundamentais para dar às prefeituras condições de enfrentar desafios. Os dois municípios agora têm uma perspectiva de melhoria real na qualidade de vida das famílias que sofrem com os alagamentos nessas regiões”, destacou o governador Renato Casagrande.

O secretário da Sedurb Iranilson Casado destaca que a ação se dará de forma sistêmica. “Vamos trabalhar as bacias interligadas, de forma que a solução de uma não implique em problemas para a outra. Trabalhando com um sistema interligado vamos gerar um resultado em nível macro”, pondera Casado.

Os trabalhos de limpeza e drenagem no Córrego Jardim de Alah já foram iniciados e as máquinas no local funcionam desde o último dia 20 de novembro.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini