07/03/2014 13h14 - Atualizado em 18/08/2015 14h11

Governo ES investe mais de R$ 1 milhão em obras de infraestrutura em Domingos Martins

Os moradores de Domingos Martins acompanharam na manhã desta sexta-feira (07), a assinatura de convênio que visa a execução de obras de recapeamento asfáltico em importantes vias do município. A intervenção, que conta com investimento exclusivo do Tesouro Estadual no valor de R$ 1.204.741,64, é fruto de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e a prefeitura municipal.

A obra faz parte do Programa Rua Nova e irá contemplar as ruas Augusto Schwamback, Roberto Kautsky e Kurt Levim, na sede do município.

O governador Renato Casagrande destacou o investimento histórico realizado por sua gestão nos últimos três anos. “Só em infraestrutura urbana já foram destinados mais de R$ 170 milhões, por meio do Programa Rua Nova. Estas obras mostram um Estado organizado, equilibrado, com planejamento e com as finanças em dia. E é com esta organização e trabalhando em parceria com as gestões municipais que conseguimos levar mais qualidade de vida e segurança para a população capixaba”, frisou Casagrande.

Para o secretário Iranilson Casado a celebração do convênio é uma grande satisfação. “Esta é uma obra bastante esperada pelos moradores e irá contemplar uma área de 14.453,89 m² de pavimentação, dando mais mobilidade na locomoção de pedestres e motoristas que utilizam as vias diariamente. A intervenção, que conta com recurso de R$ 1,2 mi, faz parte de um programa importantíssimo da Sedurb que é o Rua Nova”, pontuou Casado.

Outros investimentos na região

Com o objetivo de levar mais qualidade de vida, mobilidade e segurança para moradores de Domingos Martins, o Governo do Estado, por meio da Sedurb, já investiu R$ 853.984,56 para execução de obras de drenagem e pavimentação. Do total de recursos destinados ao município, R$ 839.132,32 são exclusivos do Tesouro Estadual.

O prefeito de Domingos Martins Luiz Carlos Prezoti agradeceu os investimentos. “Em nome de todos os moradores do município gostaria de agradecer ao governador Casagrande e à toda sua equipe pelo empenho na realização de tantas melhorias para nossa cidade. Domingos Martins recebe com muito carinho e gratidão todos os investimentos anunciados”, destacou Prezoti.

Programa Rua Nova

O Programa visa a execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões que não contam com tais serviços, de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos de chuvas e poeira. Nos últimos anos, a Sedurb realizou investimento superior a R$ 173 milhões em obras em todas as regiões do Estado, levando mais mobilidade, qualidade de vida e segurança para a população capixaba.

Seag repassa veículo para benefício de produtores rurais

Na mesma solenidade em que o Governo do Espírito Santo confirmou uma série de investimentos em Domingos Martins, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou o repasse de um veículo utilitário para uso dos produtores rurais vinculados à Associação Comercial e Empresarial de Domingos Martins (ACEDM). O investimento para aquisição da pick-up foi de R$ 32.352,94 e os recursos foram direcionados por emenda parlamentar estadual.

“É muito importante reforçar que esse veículo, adquirido com recursos públicos, deve ser utilizado com responsabilidade e para atender de forma coletiva às necessidades dos agricultores familiares. A organização dos produtores permite a realização de investimentos dessa natureza, que são importantes para contribuir com o desenvolvimento do pequeno agricultor”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Atualmente, além dos associados diretos, a ACEDM possui seis associações de agricultores familiares em processo ou já vinculadas. Esse conjunto reúne aproximadamente 900 famílias de produtores rurais, que cultivam principalmente café, tangerina, banana, hortaliças, milho e feijão. Somente com o café, na última safra, a produção superou 100 mil sacas.

“Esse veículo chega no momento em que estamos ampliando o número de produtores associados. Só temos a agradecer esse investimento e tenho certeza que vamos contribuir e muito com o desenvolvimento das famílias rurais organizadas em nossa associação”, comemora a presidente da ACEDM, Geruza Reinholz de Nazareth.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini