27/01/2011 13h35 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

Governo Federal poderá ajudar o Estado na construção de barragens em municípios capixabas

O Governo do Estado poderá firmar parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, para a construção de barragens em municípios que sofrem com a seca no Espírito Santo. A informação foi dada no início da tarde desta quarta-feira (26), pelo secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Augusto Wagner Padilha, durante a reunião, em Brasília, com o vice-governador Givaldo Vieira e comitiva do governo.
Buscando amenizar os efeitos da seca em localidades e povoações das microrregiões Central Serrana e Polo Colatina do Espírito Santo, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), apresentou uma proposta ao Ministério da Integração Nacional para viabilizar recursos para construção de barragens para uso multiplo, tanto para o abastecimento quanto para a irrigação.

A proposta foi apresentada pelo subsecretário de Infraestrutura Hídrica da Sedurb, Roberto Bianchi, que integrou a comitiva do Estado em Brasília, liderada pelo vice-governador, Givaldo Vieira. A reunião aconteceu na Secretaria Nacional de Defesa Civil com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, da diretora do Idaf, Lenise Loureiro, do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Álvaro Coelho Duarte, do coordenador adjunto da Defesa Civil, major André Có, do subsecretário de Captação de Recursos da Sedurb, José Felz e do diretor de Obras Especiais, Eduardo Mannato.

Adalberto Marques

Durante a reunião, o vice-governador Givaldo Vieira afirmou que o plano de construção das barragens já foi apresentado ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e que ele sinalizou interesse na implantação dos projetos no Espírito Santo. “No Estado temos 12 municípios da região Noroeste que sofrem com a seca e já aderiram a um modelo de uso disciplinado da água, de acordo com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), formulado pelo Ministério Público. Com a construção das barragens, o objetivo é possibilitar a reserva da água nestas cidades para uso humano e na agricultura”, revelou.

Divulgação Ministério

O secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Augusto Wagner Padilha, recebeu a demanda do Estado e sinalizou positivamente. “Os projetos chegam em hora oportuna para o Governo Federal. Estamos fazendo um levantamento detalhado das demandas que merecem prioridade nos estados. Temos que tirar a miopia de que só existe seca no nordeste. Sabemos que do Rio Grande do Sul ao Maranhão, a seca é uma realidade e temos que planejar uma solução para as cidades que convivem com este drama”, frisou o secretário.

Desenvolvimento Agrário

Na manhã desta quarta-feira (26), o vice-governador Givaldo Vieira, junto com a comitiva do governo, participou, em Brasília, de reuniões técnicas na Secretaria de Agricultura Familiar, na Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Secretaria de Reordenamento Agrário, vinculadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Givaldo Vieira e a equipe formalizaram o interesse do Governo do Estado em criar parcerias com o Governo Federal para fortalecer a agricultura familiar, ampliar o crédito rural, investir em assistência técnica, bem como em programas de infraestrutura e regularização fundiária.

O vice-governador frisou que o Estado fará seu planejamento estratégico no próximo mês, mas já tem metas para alcançar em 2011, na área do campo. “Entre as prioridades do governo Casagrande está a agricultura familiar. O objetivo é focar em iniciativas para ampliar o crédito fundiário e dobrar o número de famílias atendidas. A regularização fundiária, o fortalecimento do Pronaf capixaba e o desenvolvimento equilibrado das regiões do Estado estão em nossa pauta de trabalho”, salientou Givaldo.

O secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli, defendeu a integração do Pronaf estadual com o Proinf, do Governo Federal, durante a reunião. “Temos no Estado o Pronaf capixaba, que foi implantado em 2005, desde então vem crescendo e se tornando robusto. Dos 78 existentes, 30 municípios já foram beneficiados pelo programa em 2010. Nossa intenção é promover a integração do programa estadual com o federal e ampliar mais o número de agricultores beneficiados”, afirmou o secretário.

Os secretários das pastas ligadas ao MDA declararam interesse em criar maior integração entre as ações e programas das duas esferas de governo e defenderam a possibilidade de técnicos do ministério visitarem, nos próximos meses, o Estado para que, juntos com equipes do governo capixaba, tenham oportunidade de elaborar planos de trabalho para que as iniciativas do Governo Federal cheguem ao Espírito Santo de forma organizada.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Gabriela Galvão