09/02/2009 12h50 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Governo inaugura obras de abastecimento de água na região de Ponta da Fruta

Mais de 300 pessoas lotaram a praça central da Ponta da Fruta, em Vila Velha, na manhã deste sábado (07), para a solenidade de inauguração das obras de implantação de uma adutora de 19 quilômetros de extensão e do sistema de abastecimento do bairro. A conclusão das obras aumenta a oferta de água para 84 mil moradores da região da Barra do Jucu até Ponta da Fruta.

O evento contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, que chegou ao local acompanhado do prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga e do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli. Também estiveram presentes o presidente da Cesan, Ricardo Goldschmidt; o deputado federal, Lelo Coimbra; os deputados estaduais, Luzia Toledo, Hércules Silveira e Vandinho Leite, além de autoridades municipais, lideranças comunitárias e moradores.

O secretário de Saneamento, Paulo Ruy Carnelli, abriu a solenidade lembrando que em 2003, no início da primeira gestão do governo Paulo Hartung, não era possível fazer investimentos no setor de saneamento. “Naquele ano, era impossível fazer essa obra que estamos inaugurando hoje. A Cesan não tinha condições de investir no balneário de Ponta da Fruta”.

“Hoje estamos falando de quase R$ 20 milhões em investimentos que estão trazendo benefícios, inclusive para a Barra do Jucu. São mais de mil imóveis e 84 mil pessoas que durante 30 anos não contaram com o serviço de abastecimento de água. Esse é um dia de muita alegria para o Governo do Estado e para a Cesan. Esse investimento, com certeza está garantindo além de mais qualidade de vida, mais saúde para a população atendida”, ressaltou o secretário.

Paulo Ruy disse ainda que em 2003 a Cesan se reuniu com as lideranças comunitárias e na época era impossível para a empresa realizar obras para a melhoria do abastecimento, porque não tinha recursos. “Mas nos empenhamos e hoje entregamos essas obras que ninguém vê, porque está debaixo da terra e não aparece, mas os moradores sentem a água chegando em suas casas. É uma grande satisfação”, completou.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Balneário Ponta da Fruta, João Zandonadi, mais conhecido como Chumbinho, agradeceu ao Governo e à Cesan por essa grande obra. “Essa é a concretização de uma luta de dez anos e mostra a importância da parceria entre a comunidade e o poder público. Todos estão muito contentes, porque agora temos água, que é mais que um produto, é a salvação para nossas vidas”, enfatizou.

O vice-governador Ricardo Ferraço garantiu que o Governo do Estado continuará investindo maciçamente em saneamento básico e abastecimento de água em Vila Velha, fortalecendo a parceria com a prefeitura municipal. “Vila Velha vai viver quatro anos de apoio do Governo em muitas realizações. Na semana passada inauguramos o serviço de oncologia no Hospital Evangélico, esta semana participamos do início da limpeza do terreno onde será construído o Cefet, em Soteco. Estas são algumas das ações que já estamos colocando em prática para o desenvolvimento de Vila Velha. Nossa meta é chegar ao final de 2010 com pelo menos 45% da população atendida com sistema de coleta e tratamento de esgoto”, destacou.

Melhorias

O valor total do investimento foi de R$ 8,6 milhões. As obras fazem parte do Programa Águas Limpas e atendem a uma antiga reivindicação das comunidades.

A adutora de Ponta da Fruta distribui a água do Reservatório da Barra do Jucu, beneficiando 84 mil habitantes dos bairros Interlagos I e II, Itanhangá, Morro da Lagoa, Barra do Jucu, Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta, Morada do Sol, Balneário de Ponta da Fruta e Recanto da Sereia. Foram aplicados R$ 7,6 milhões, com recursos próprios e da Caixa Econômica Federal.

No bairro Balneário Ponta da Fruta, o sistema de fornecimento de água implantado é composto de 30 quilômetros de redes de água e 800 ligações prediais. Cerca de quatro mil habitantes do bairro foram beneficiados com o investimento de R$ 1 milhão.

Ampliação

As obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caçaroca, que abastece Ponta da Fruta, Barra do Jucu e parte de Cariacica, estão previstas para serem concluídas no início de maio. Estão sendo investidos cerca de R$ 10,6 milhões, beneficiando mais de cem mil habitantes.

Após a conclusão, a produção de água será duplicada de 200 litros/segundo (l/s) para cerca de 400 l/s. O sistema será complementado por 4,2 mil metros de adutoras de água, duas elevatórias (bombas) de água tratada e uma de água bruta com capacidade para enviar, diariamente, 33,9 milhões de litros de água para serem tratados na ETA Caçaroca.

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria
Karyna Amorim/Leo Júnior