16/01/2008 06h00 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Governo inaugura obras na Região Serrana e autoriza pavimentação da Rodovia ES 473

O Governo do Estado promove várias ações no município de Venda Nova do Imigrante nesta quarta-feira (16), Região Serrana do Estado. As atividades programadas prevêem as inaugurações da ampliação do sistema de abastecimento de água e de uma unidade de saúde, além da autorização dos trabalhos de pavimentação da Rodovia ES 473. Os eventos contarão com a presença do vice-governador e secretrário de Transportes e Obras Públicas, Ricardo Ferraço. Na ocasião também ocorre o lançamento da Pedra Fundamental do Teatro da Fundação Máximo Zandonadi.

Às 8 horas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Governo do Estado inaugura oficialmente a Unidade de Saúde (US) de Venda Nova do Imigrante. O evento contará com a presença do secretário Anselmo Tose.

Estado e município investiram respectivamente R$ 180 mil e R$ 14,1 mil para construir o prédio da US, que atenderá mais de duas mil pessoas da comunidade de Vargem Grande e arredores. A solenidade será no local.

Segundo o secretário de Saúde de Venda Nova do Imigrante, Antônio Altoé, a unidade sanitária surgiu graças a um compromisso firmado entre Governo Estadual e municípios que apresentassem projetos na área da Atenção Primária.

A inauguração do posto de saúde faz parte do programa do Governo do Estado de fortalecimento e expansão do atendimento básico à população de baixa renda. Entre outras ações, o projeto visa ao treinamento de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), à aquisição de equipamentos e à ampliação e reforma das unidades de saúde.

Ao todo, seis pequenas comunidades de Venda Nova do Imigrante são beneficiadas pela unidade de saúde: São Roque, Santo Antônio do Oriente, Pindobas, Bela Aurora, Sapucaia e Vargem Grande.

Por isso, foi montada uma unidade que presta atendimentos médicos, mas também é utilizada na educação dos moradores da região. De acordo com Antônio Altoé, os profissionais usam o auditório da US para passar informações sobre doenças como hipertensão e diabetes.

A unidade sanitária dispõe de salas para vacina, pesagem, repouso, esterilização, enfermagem e curativo, além de consultórios odontológico, médico e ginecológico. São 358,25 metros quadrados de espaço físico.

A cozinha e a área de serviços são usadas pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermeiro e agentes de saúde. “É uma unidade bem montada, vai servir de modelo para outras comunidades”, conta Altoé.

Ele explica que o projeto do posto de saúde foi elaborado levando-se em consideração o crescimento econômico de Venda Nova do Imigrante. “Fizemos uma unidade um pouco maior, prevendo que a região seria desenvolvida” destaca ele.

Anteriormente o atendimento prestado aos moradores do local era feito por um trailer que funcionava uma vez por semana e ficava por um tempo determinado nos vários distritos do município. “Centralizamos o atendimento e aumentamos a qualidade. Hoje essa unidade sanitária ficou localizada num ponto estratégico”, diz Antônio Altoé.

Água

Por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), serão inauguradas as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do município, que somam R$ 1,8 milhão em investimentos, beneficiando 10.800 pessoas.

A solenidade será realizada às 10 horas, em frente à prefeitura. Estarão presentes o diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli, além do prefeito de Venda Nova do Imigrante, autoridades, lideranças e a comunidade local.

Para a ampliação do sistema de abastecimento de água do município, a Cesan construiu uma adutora de quase seis quilômetros de extensão e implantou 9.630 metros de redes de distribuição. Também foram construídos dois reservatórios com capacidade de 250 mil e 500 mil litros. A capacidade de tratamento ainda aumentou de 28l/s para 3 l/s com a implantação de um decantador. Os bairros beneficiados são Venda Nova-Sede e São João de Viçosa.

Pavimentação

Por meio do Departamento de Estadas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), o Governo vai pavimentar a Rodovia ES 473, no trecho BR 262 x Viçosinha x Fazenda do Incaper x Cachoeira Alegre x BR 262. A solenidade para autorizar o início das obras será realizada no município de Venda Nova do Imigrante, também às 10 horas.

Serão realizadas obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização, numa extensão total de 13,31 quilômetros. O trecho BR 262 x Viçosinha x BR 262 era uma estrada vicinal que foi estadualizada em 25 de outubro de 2007 e passou a integrar o Sistema Rodoviário Estadual (SRE).

As obras vão beneficiar o escoamento da produção local e a economia da região, que se destaca pelo agroturismo.

Venda Nova

Venda Nova do Imigrante é localizada no interior da região central do Espírito Santo e fica a 106 quilômetros de distância de Vitória. Tem uma área de 187,849 quilômetros quadrados e aproximadamente 20 mil habitantes.

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira