07/11/2011 07h16 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Governo inaugura pavimentação de 13 km entre bairro Cascata e Sítio Histórico do Queimado, na Serra

A história de uma das revoltas escravas mais conhecidas do Espírito Santo está mais perto de capixabas e turistas que visitam o município da Serra em busca de cultura e conhecimento. O Governo do Estado por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) inaugurou nesta sexta-feira (04) a pavimentação asfáltica do trecho que liga o bairro Cascata ao Sítio Histórico do Queimado, palco da resistência negra em 1849.

As obras foram executadas em um trecho de 13,5 km de extensão. A rodovia agora passa a ser o principal acesso ao circuito turístico da região, permitindo o deslocamento terrestre de forma mais rápida e segura.

O evento que marcou oficialmente a conclusão das intervenções teve a presença do governador Renato Casagrande, do vice Givaldo Vieira, do prefeito Sérgio Vidigal, do Secretário da Sedurb, Iranilson Casado, do secretário de Agricultura Enio Bergoli, dos deputados estaduais Roberto Carlos e Marcelo Coelho, do diretor-presidente da Cesan Neivaldo Bragato, de vereadores, secretários municipais e população local.

No total, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano investiu R$7.220.604,62 para a viabilização do projeto que, diretamente, beneficiará aproximadamente 20 mil pessoas que vivem nos arredores do Sítio Histórico.

O governador Renato Casagrande destacou que a atual gestão já alcançou R$ 1 bilhão em investimentos no ano de 2011, em obras, programas e projetos nos 78 municípios capixabas. “Demos seqüência a todas as obras iniciadas no Governo passado, como esta estrada até Queimado, por respeito aos cidadãos capixabas e pelo nosso respeito aos serranos, um povo de luta, com uma bela história em favor da liberdade e do respeito ao próximo. Vamos manter as nossas parcerias com o município da Serra, para ampliar as oportunidades, para melhorar a qualidade de vida da população, protegendo os mais necessitados e fazendo os frutos do desenvolvimento chegarem a todos”, afirmou.

A pavimentação da estrada faz parte do Programa de mobilidade urbana “Rua Nova” - do Governo do Espírito Santo, que tem por conceito a implantação de infraestrutura urbana mais adequada em ruas, avenidas e vias de acesso a bairros ou municípios capixabas.

O vice-governador Givaldo Vieira afirmou que a pavimentação da estrada consolida o agroturismo no município, além de resgatar a história dos serranos. "A Serra inova com essa experiência de promover o agroturismo na região metropolitana e o faz com eficiência. É importante lembrar que foi a área rural que manteve por muitos anos a economia da cidade e, hoje, esse trecho pavimentado liga não somente pessoas e lugares, mas, principalmente, faz a ligação da história dos primeiros moradores: o povo negro. É uma ligação, sobretudo, cultural, pois a lembrança daqueles desbravadores tem de ser preservada", pontuou.

O secretário Iranilson Casado lembrou o compromisso do Governo em levar desenvolvimento a todos os municípios capixabas, ao mesmo tempo em que atua para fortalecer o turismo e a cultura das regiões do Estado como um todo.

"A Serra vem se despontando como um município de grande potencial inclusive turístico. Temos essa belíssima área rural e obras como a que estamos entregando aqui reforça esse potencial da região e mostra que a cidade está evoluindo. E nosso compromisso é esse: levar crescimento e desenvolvimento de forma harmônica para as cidades, valorizando sempre sua cultura e turismo locais", disse.

Morador do Bairro Cascata, o auxiliar de topografia Santino Ribeiro Filho está animado com a inauguração da estrada. Para ele, a região beneficiada tende a se desenvolver ainda mais.

"A estrada de terra que tinha antes não permitia um tráfego regular. Tinha muito buraco, lama e era difícil andar até de bicicleta. Agora com a pavimentação a região vai prosperar e a própria história do Queimado vai continuar sendo contada porque podemos chegar lá com facilidade".

História

A localidade de Queimado já foi uma vila economicamente ativa no território serrano. Dados históricos dão conta de que em 1848, Queimado contava com uma população de 3.385 habitantes, um número que se aproxima da quantidade de habitantes da Serra e também de Vitória, à época.

O fato mais marcante da história do local foi a Insurreição do Queimado, que é considerada hoje como o maior movimento em favor da liberdade e o maior símbolo da resistência do africano à escravatura registrada no Estado.

Segundo documentos históricos, em 1849, cerca de 200 escravos foram liderados por personagens como Eliziário, Chico Prego e João Monteiro, o João da Viúva – que lutaram pela liberdade dos negros –, a se rebelar contra os fazendeiros, a fim de obrigá-los a assinar cartas de alforria.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya